SAÚDE – Palestra e atendimentos marcam início de ações da Campanha Outubro Rosa na UBS do Castelo Branco
Foi iniciada nesta quinta-feira (6), as atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa “Se conhecer, cuidar e prevenir é se amar” na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Castelo Branco. As ações da campanha tem como objetivo orientar e informar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Durante a ação, a equipe da unidade ofertou atendimento médico e de enfermagem, teste rápidos para HIV, sífilis e hepatites; vacinação contra o HPV, além de palestra e orientações sobre prevenção ao câncer de mama e do colo do útero.
A coordenadora da Saúde da Mulher, Fernanda Almeida, falou sobre o trabalho realizado. “Hoje a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a programação da Campanha Outubro Rosa, que será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, tanto da zona rural, quanto da zona urbana. Tendo como oferta de serviços atendimentos médicos e de enfermagem, teste rápido de HIV, sífilis e hepatites; aferição de pressão arterial e palestras sobre prevenção de câncer de mama e do colo do útero. Nós mulheres e também acrescento os homens, devemos nos prevenir contra essa doença pois quando diagnosticada em fase inicial 95% dos casos têm chances de cura. Devemos nos prevenir não só no mês de outubro, mas em todos os meses do ano”, disse.
Walciranea Brandão, enfermeira da UBS Castelo Branco, destacou o início da campanha na unidade. “A equipe da UBS se organizou para iniciarmos a Campanha Outubro Rosa, ofertando serviços de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Também estamos com parceria com acadêmicos da Universidade Anhanguera, que estão realizando testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, além disso estamos fazendo dinâmicas e sorteio de brindes. Na oportunidade também estamos oferecendo a vacinação contra o HPV para pessoas de 9 a 14 anos, que previne o câncer do colo do útero em mulheres e o câncer de pênis em homens”, frisou.
Maylson Moura, médico da UBS Castelo Branco, destacou alguns temas e orientações abordadas na palestras. “O câncer de mama e colo do útero são os cânceres que mais atingem as mulheres, principalmente na idade reprodutiva, que é quando a mulher tem uma vida sexual ativa e por isso é muito mais interessante que a gente esteja fazendo um rastreamento de rotina com os exames de prevenção, antes mesmo dela ter alguma queixa. É importante fazer a mamografia e citologia, no mínimo a cada dois anos, mas caso a mulher durante um autoexame notar que tem algum caroço ou lesão na mama ou na região da axila é interessante que ela procure um médico para investigar e também no caso da mama está dolorida ou saindo alguma secreção, cabe uma investigação. Existe alguns tipos de câncer que o único sintoma que ele vai ter é uma secreção esverdeada ou avermelhada que pode sair do bico do peito”, explicou.
Rosilene Ferreira, usuária da unidade, apresenta histórico de câncer na família e contou que a atividade é muito importante para esclarecer dúvidas. “Eu tenho essa preocupação, porque tenho histórico de 5 pessoas da minha família que morreram de câncer e por isso é muito importante que eu me cuide. Aqui foi esclarecido muitas dúvidas, pois as vezes você pode sentir algo e ficar sem saber o que é. Se prevenindo a tempo, as chances de cura são bem maiores”, ressaltou.
“É muito importante para a gente se cuidar e se prevenir, não só no mês de outubro mas durante o ano. Devemos também convidar nossas amigas e vizinhas para se prevenirem contra o câncer de mama e colo do útero”, finalizou Ana Limeira, usuária da unidade.