A Prefeitura de Caxias (MA) realizou nessa quinta-feira (6), a aula inaugural do curso de Primeiros Socorros que será desenvolvido para os profissionais da educação da rede municipal. A abertura foi no auditório da Escola Leôncio Alves de Araújo, no bairro Campo de Belém.

“No dia a dia, a gente se depara com algumas situações em que as crianças se machucam, então é importante que o ambiente escolar esteja preparado para atender essas situações”, destaca Elinalva Ramalho, professora.

“É a abertura oficial do Programa de Capacitação da rede municipal de educação, na perspectiva de qualificá-los atendendo o ensino fundamental. Caxias está de parabéns porque está sendo pioneira em implantar a Lei Lucas para qualificar multiplicadores, para que eles estejam preparados para salvar vidas”, lembra José Ross, professor.

“Para mim é um prazer este momento, e acredito que todos vão ganhar”, lembra Teresinha de Jesus, gestora escolar.

A ação atende à Lei Lucas nº 13.722/2018 e ao Decreto Municipal n° 265 de 22 de agosto de 2022. Ao todo, 70 profissionais da educação vão iniciar o curso que deve durar até dezembro. Depois, o trabalho vai alcançar mais profissionais.

“Estamos na abertura do curso de Primeiros Socorros na escola, que prepara profissionais da educação para salvar vidas. A Lei Lucas regulamenta esse curso para que os professores se capacitem e utilizem os conteúdos em sala de aula”, lembra Joselma Lopes, coordenadora do PSE Educação.

A parceria envolve a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM). Na ocasião, o vereador Darlan Almeida representou o legislativo.

“O aprendizado é pra eles e para a escola. Vai prevenir situações que possam trazer agravos”, destaca Ítalo George, instrutor socorrista do SAMU.

“Nós estamos implantando o Programa Escola Segura, e dentro dele o curso de capacitação em Primeiros Socorros. Neste momento estamos capacitando, hoje foi realizada a abertura mas vamos passar três meses em formação. Estão previstos cuidadores, professores, agentes administrativos que vão participar da capacitação”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.