Dando continuidade as atividades da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Caxias, por meio das Secretarias de Saúde, Política para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (11), o 1º dia do Circuito Saúde da Mulher, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Talmir Franklin Rosa Neto, no Residencial Vila Paraíso.

O evento contou com serviços de saúde, como atendimento médico e de enfermagem, testes rápidos, orientações de prevenção e tratamento, espaço voltado para procedimentos de beleza, além de roda de conversa onde usuárias da unidade e profissionais dialogaram sobre a campanha.

A médica Ana Karine falou sobre as formas de prevenção; “A prevenção é universal,  fazer atividade física, se alimentar bem, evitar fumar, no caso das mães, amamentar exclusivamente até os 6 meses de vida, tudo isso previne os dois tipos de câncer. Mas infelizmente ninguém pode saber quem pode ter câncer. Temos que nos prevenir e fazer os exames e consultas. Caxias tem o tratamento para câncer de mama e colo do útero e por isso a importância do diagnóstico”, explicou.

Elaine Irena, enfermeira, explicou sobre o câncer de colo do útero; “O câncer do colo de útero atinge os órgãos reprodutores femininos, o colo do útero, localizado na parte inferior do útero, próximo ao canal vaginal. É o terceiro tumor maligno mais frenquente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama e do colo retal, além de ser a quarta causa de morte de mulheres, segundo o INCA”, disse.

“Neste momento, durante a Campanha Outubro Rosa, ela traz o questionamento sobre o que eu sou, e fizemos um pequeno momento para levar as pessoas refletirem sobre ser mulher”, disse George Aguiar, nutricionista.