A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) e a Organização Não Governamental Amigos na Luta contra o Câncer (ANLUCC) realizaram nessa segunda-feira (10), no Mirante da Balaiada, a abertura oficial da Campanha Outubro Rosa.

“A Campanha Outubro Rosa vem com o tema “Se conhecer, cuidar e prevenir é se amar”, esse ano estamos trabalhando a prevenção ao câncer de mama e vamos levar uma mensagem de esperança para que a mulher não perca sua autoestima. Temos parcerias com instituições, empresas privadas e sociedade civil. Lançamos a 2ª edição do Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher para que elas trabalhem dentro dos seus estabelecimentos a saúde da mulher. Com isso, estamos valorizando também a saúde mental das mulheres que integram nosso equipamento”, explica Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

O evento contou com a presença de representantes de Secretarias Municipais e parcerias, a exemplo das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Adjunta de Urbanismo; Empresas Privadas; Câmara Municipal, dentre outros parceiros.

A Campanha Outubro Rosa em 2022 trabalha a temática “Se conhecer, cuidar e prevenir é se amar”, com uma mensagem de esperança para as pessoas diagnosticadas com câncer. O objetivo principal é prevenir por meio da divulgação de informações o câncer de mama, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

Em Caxias (MA) de forma especial, o objetivo também é angariar fundos através de parcerias institucionais e venda de camisas, além de doações de alimentos, materiais de limpeza e higiene para a ONG Amigos na Luta contra o Câncer (ANLUCC), visando a garantia do funcionamento e manutenção das ações desenvolvidas na sede, que está localizada no bairro Volta Redonda, acolhendo pessoas em tratamento de câncer oriundas de cidades vizinhas.

“Outro objetivo é incentivar a sociedade caxiense a adquirir as camisas como forma de colaborar com a manutenção dos serviços ofertados pela ANLUCC“, lembra Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

O lançamento da Campanha contou com diversas novidades, a iluminação rosa nos principais pontos da “Princesa do Sertão”, desfile com as camisas que já estão à disposição para aquisição, espaço beleza, música ao vivo, barracas de artesanato e da ANLUCC, além da realização da 2ª edição do Selo Empresa Amiga da Saúde da Mulher.