SAÚDE/ASSISTÊNCIA/MULHER – Prefeitura realiza 2º dia do Circuito Saúde da Mulher em ação integrada da Campanha Outubro Rosa
Com objetivo de intensificar as atividades de prevenção e orientações sobre a saúde da mulher dentro da Campanha Outubro Rosa, a Prefeitura de Caxias, por meio das Secretarias de Saúde; Assistência e Desenvolvimento Social e de Política para as Mulheres, realizou nesta quinta-feira (13), o 2º dia do Circuito Saúde da Mulher na Clínica de Saúde da UniFacema, localizada no bairro Teso Duro.
A ação contou com serviços de saúde, como: testagem, aferição de pressão arterial e consultas com equipes multiprofissionais. Também foi ofertado espaço de beleza, alongamento com instrutora do Programa Mulheres em Movimento (PMM) e Roda de Conversa com usuários da unidade sobre prevenção e tratamento ao câncer de mama e colo do útero.
Dione Milhomem, enfermeira da unidade, falou sobre a ação: “Esse ano foi excepcional, com muitas novidades… Hoje nós temos uma grande parceria com a Secretarias de Política para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social, com uma equipe maravilhosa e disposta a nos fortalecer nesses atendimentos. Percebemos que a comunidade está a procura dessa assistência da enfermagem, médica e demais profissionais. A gente percebe que a cada ano a mulher se cuida mais”, disse.
Shirley Almone, representante da Secretaria Municipal de Saúde, destacou os serviços ofertados: “Nós, como Secretaria de Saúde, representando a nossa Secretária, Mônica Gomes, e nossa Coordenadora da Atenção Primária, Verônica Aragão, vemos essas ações positivamente para a população, principalmente para as pessoas que são assistidas por essa unidade. Hoje estão sendo ofertados serviços de citologia, consulta médica, fisioterapia, além de serviços de beleza e palestras. Quando começa o mês de outubro as mulheres já se preparam, então a demanda fica muito maior. Apesar de ofertamos o ano inteiro esses serviços, por ser o mês da campanha a procura fica maior”, conta.
Raimunda Nonata, usuária da unidade, ressaltou a importância da atividade: “Eu acho muito boa essa ação. Minha filha me avisou que estava tendo e eu vim aproveitar os serviços. É muito importante falar sobre o câncer de mama porque a pessoa se previne melhor, pois é melhor se cuidar antes”, finalizou.