A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou um passeio com crianças assistidas pelo Acolhimento Infantil, que faz parte da Proteção Especial. São crianças que estão fora dos lares familiares e que o município acolhe para buscar a reinserção na sociedade.

“Nós trabalhamos com o planejamento voltado para à Semana da Criança, no caso o acolhimento, que é um abrigo para crianças e adolescentes. Durante a semana nós realizamos atividades e outras ações também foram feitas. Hoje estamos no Parque aproveitando os brinquedos”, disse Maciane Pereira, coordenadora da Proteção Especial da SMADS.

“É um prazer para nós. É lindo ver a alegria deles com tão pouco, isso mostra que todos podem fazer um pouco mais”, disse Francisca Oliveira, representante da Cozinha Lá de Casa.

Graças a uma parceria da SMADS com o Parque Center Parque A.V.S e a Cozinha Lá de Casa, as crianças puderam realizar uma verdadeira viagem pelo mundo infantil nos brinquedos e logo depois fizeram lanche.

Atualmente, o Acolhimento Infantil que funciona no bairro Ponte ligado à SMADS, conta com um público de 18 crianças e adolescentes assistidos. A supervisora da unidade lembrou a importância de momentos de interação social. “Esse momento é de grande importância para todas as crianças, adolescentes e cuidadores. É um momento em que elas vão conhecendo outras pessoas diferentes do ambiente que elas convivem. São crianças que sofrem abandono ou violência nas suas casas e que a Prefeitura acolhe. Esse é um dos momentos que elas nunca viveram antes, então faz muita diferença”, disse Betânia Maria, supervisora do Acolhimento Infantil.