O auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias (MA) ficou completamente preenchido para receber mais de 150 estudantes durante dois dias do Aulão do Enem 2022. A ação envolve a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a Unidade Regional de Educação (URE), o Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA) e a Coordenação Municipal de Juventude (COMUJ) de Caxias.

O intensivão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) finaliza neste domingo (16) e segue até as 17h30 no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC-UEMA), com todas as disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio. Os estudantes ganham material didático para melhor acompanhar as aulas durante os dois dias de aulas intensivas, que tem como público-alvo à população em geral com prioridade para estudantes oriundos de escolas públicas.

“Eu vim em busca de mais conhecimentos procurando me desenvolver e capacitar para fazer o Enem. Acho uma iniciativa muito boa, pois está nos ajudando dando capacidade para que possamos realizar os nossos sonhos”, disse Elida Conceição, estudante do povoado Jabuti.

Durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022, os estudantes têm a oportunidade de revisar assuntos recorrentes de edições anteriores, bem como possíveis assuntos que possam ser abordados no próximo exame deste ano.

“É de suma importância essa nossa participação, principalmente no dia dos professores. Estamos colaborando trazendo conhecimentos para que eles possam ter sucesso na vida e na carreira profissional. Então, a nossa contribuição é fundamental para que eles consigam almejar os seus objetivos”, frisa Sérgio Henrique, professor de Geografia.

O Aulão do Enem é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), voltado para o fortalecimento dos conhecimentos e habilidades das pessoas interessadas em ingressar no Ensino Superior, focado nos conteúdos do ENEM. O aluno Wendel Santos já participou de edições anteriores do ENEM somente para se preparar. De acordo com o adolescente, este ano ele quer alcançar uma boa pontuação.

“É a terceira vez que faço ENEM, no primeiro e segundo ano eu fiz só para teste e dessa vez já é valendo. Eu creio que as outras duas vezes serviram como experiência para eu focar mais ainda e me sair bem. É sempre bom essas aulas intensivas na reta final de preparação para o Enem, vamos passar o dia todo estudando e vendo vários assuntos que têm bastante chance de cair no momento da prova. Eu desejo fazer Biologia ou Arquitetura”, diz Wendel, Santos estudante de 17 anos.

As provas do ENEM 2022 serão realizada nos dias 13 e 20 de novembro de 2022. “A gente só tem a agradecer. A verdade é que em Caxias as expectativas sempre são elevadas, foi muito boa a quantidade de inscritos , quando chegamos aqui nos deparamos com um auditório lotado. Os alunos estão muito empenhados e está sendo muito produtivo. É sempre bom estar com a casa cheia no Dia do Professor. A expectativa foi superada, é maravilhoso a gente poder disponibilizar e trazer os recursos que nós temos em São Luís para os estudantes daqui”, lembra Jéssica Araújo, representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia e professora de História.

“A Secretaria de Educação de Caxias, pensando no futuro estudantil dos adolescentes, organizou as aulas intensivas. Essa é a sexta edição e está contemplando mais de 1 mil alunos. A ideia surgiu através da professora Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT, que buscou essa oportunidade para o município em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. O papel do município vai além da Educação Básica, ele precisa oportunizar esses estudantes a ingressar no ensino superior tendo em vista que a Prefeitura de Caxias, o Prefeito Fábio Gentil, juntamente com a ex-secretária de governo, agora Deputada Federal eleita, Amada Gentil, elaboraram um projeto que é lei no município sendo o PROUNI Municipal. A professora Ana Célia Damasceno acreditou que era possível preparar esses alunos para ingressar no ensino superior através do aulão do Enem. No ano passado nós tivemos ao longo do Enem alunos que participaram da preparação e conseguiram ganhar a bolsa do PROUNI Municipal, ou seja, além de preparar os alunos para o Enem, o objetivo também é preparar esses alunos para o PROUNI Municipal“, destaca Diego Assunção, coordenador da Educação Integral da SEMECT.