Iniciada em setembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina segue acontecendo em Caxias. A gestão municipal, por meio da Secretaria de Saúde e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), tem como objetivo vacinar 80% dos animais de Caxias. A unidade trabalha com uma equipe compostas por 2 coordenadores e 16 duplas de vacinadores.

De acordo com dados da UVZ, já foram imunizados contra a raiva 19.306 animais, sendo 12.226 cães e 7.080 gatos.

As equipes da unidade já concluíram o trabalho em mais de 20 bairros do município, e atualmente seguem realizando a vacinação nos bairros João Viana, Mutirão, Pai Geraldo e Cidade Nova.

Natanael dos Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), falou sobre o andamento da campanha. “Nós temos uma meta a ser cumprida, de vacinar 80% dos animais de Caxias. Temos 45 mil animais, e pelo menos 80% deles devem ser vacinados. Ressalto que as pessoas da zona urbana, que não tiveram seus animais vacinados por não estarem em casa ou por outros motivos, o animal deve ser trazido para receber a dose de vacina na UVZ. Outro detalhe, crianças não devem imobilizar os animais para serem vacinados, esse trabalho deve ser feito por adultos para que o agente de endemias possa fazer a vacinação de forma tranquila. Animal vacinado é saúde preventiva para a população caxiense”, frisou.