Nesta segunda-feira (17), profissionais da rede de saúde de Caxias e cidades da região participaram da primeira aula de um treinamento para fortalecimento do diagnóstico e tratamento da hanseníase no Maranhão. A atividade está sendo desenvolvida pela Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.

As aulas acontecem durante três dias: 17, 18 e 19 de outubro. O objetivo é promover a educação permanente dos profissionais, capacitar para utilização dos testes rápidos para diagnóstico da doença, implementar a vigilância de contatos dos acometidos pela doença, além de estimular o diagnóstico de casos na Atenção Primária à Saúde.

O coordenador municipal do Programa de Controle de Hanseníase, Cícero Rodrigues, destacou os temas abordados no treinamento. “O treinamento está sendo feito com profissionais de saúde de Caxias e dos municípios da região, onde está sendo abordado a implantação do teste rápido. Esse teste rápido vem para auxiliar os profissionais no diagnóstico dos casos de hanseníase, direcionado principalmente para os contatos dos pacientes portadores da doença. Nos casos em que o teste der resultado positivo, haverá o encaminhamento ao laboratório para a realização da baciloscopia, onde o paciente voltará para a unidade com o diagnóstico concluído da doença para iniciar o tratamento. Caso seja negativo, ele também volta a unidade para avaliação médica e orientações para retorno de nova avaliação, se necessário”, explicou.

Rita Paz, gestora regional de Saúde, falou sobre a importância da ação. “Esse treinamento é uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão, voltado para a ampliação do tratamento da hanseníase. Ele foi ofertado para Caxias, mas conseguimos incluir outros municípios da nossa região para participar da parte teórica. O treinamento terá momento prático, mas somente o município de Caxias e Coelho Neto irão participar. Para a gente é motivo de alegria estarmos recebendo essa capacitação, é muito importante para nossa região de saúde pois vem ampliar os conhecimentos de toda nossa rede”, finalizou.