A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em parceria com o Serviço Nacional da Indústria e o Serviço Social da Indústria (SESI/SENAI), realizaram nessa segunda-feira (17), a aula inaugural do curso de qualificação gratuito para mulheres intitulado “Introdução à Produção de Lanches Diversos”. A ação está dentro das ações da Campanha Outubro Rosa e visa o empoderamento feminino, buscando principalmente a autonomia financeira de todas as mulheres.

O curso é destinado as mulheres que tenham concluído o 6° ano do Ensino Fundamental com idade a partir de 16 anos. A parceria contempla 120 vagas, neste primeiro momento estão sendo ofertadas duas turmas. Após o encerramento das primeiras turmas, mais vagas serão abertas.

“Em relação a produção de salgados eu só tenho noções, bolos eu já sei fazer. Hoje estamos aqui para aprender mais. É muito bom, porque vamos interagir e aprender com outras colegas, além do que vamos aprender no curso”, disse Socorro Santos, aluna.

“Vai melhorar meus conhecimentos. Será muito bom para a gente aprender e gerar uma renda”, lembra Ildimara Veloso, aluna.

“É uma oportunidade boa para que mais na frente tenhamos um negócio próprio”, frisa Francisca Magalhães, moradora do Antenor Viana.

O curso tem carga horária de 40h e será ministrado de forma presencial, sendo que as aulas práticas serão ministradas em uma unidade móvel do SENAI (cozinha adaptada), que ficará estacionada em frente ao prédio da Prefeitura de Caxias, na Praça do Pantheon. Já as aulas presenciais acontecem no auditório da Prefeitura de Caxias, de segunda a sexta, das 13h às 17h e das 18h às 22h no turno de escolha da participante.

“Serão ofertadas quatro turmas de lanches diversos. O curso tem duração de 10 dias, ou seja, dá para aprender a fazer muitas coisas, como bomba, pastel, coxinhas, sanduíches naturais, sucos e pães, tudo que pode ser vendido. A ideia é que elas possam vender em pequena e quem sabe em grande escala também”, frisa

A aula inaugural ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias e contou com a presença do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Câmara Municipal de Caxias, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e Serviço Social da Indústria (SESI/SENAI). Além da Deputada Estadual Daniella, que destacou a importância de apoiar iniciativas que busquem a qualificação da mulher.

“A mulher qualificada é uma mulher empoderada. São mulheres que vão poder estar fazendo um curso em uma instituição séria. O que eu digo a elas é que aproveitem para entrar no mercado de trabalho”, ressalta Cinthya Lucena, vereadora.

“No momento em que a gente oferece a qualificação profissional, nós estamos fomentando que as mulheres possam seguir com um negócio próprio. Além disso, essa qualificação fortalece a economia em seus lares”, frisa Sandra Costa, vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

“Com certeza é uma grande iniciativa da Secretaria da Mulher em parceria com o SESI/SENAI. Capacitar é o melhor caminho. O que vamos ver com essas dezenas de mulheres é a oportunidade de geração de emprego e renda”, disse Daniella, Deputada Estadual.

“O SENAI está sempre pronto para atuar no município, no sentido de estar qualificando as pessoas. E, desta feita com a interveniência do Sindicato das Indústrias, Prefeitura e a Secretaria da Mulher e SESI/SENAI começando hoje e depois com mais duas turmas. O objetivo é empoderar as mulheres aproveitando a Campanha Outubro Rosa, elas terão a possibilidade de ter fonte de renda e trabalho para que cada vez mais possam sobreviver no mercado de trabalho”, destaca Adilson Reis, gerente regional do SESI/SENAI.

“Esta parceria com o SESI/SENAI está trabalhando a geração de oportunidades e de renda, além do empoderamento, onde com a qualificação e o aprendizado ela vai estar conquistando a sua autonomia financeira. Hoje estamos iniciando turmas, mas ao término destas turmas abriremos mais duas capacitando 120 mulheres”, explica Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).