A Prefeitura de Caxias (MA) por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) abriu nessa quarta-feira (19) a Semana do Bebê e do Brincar. Os trabalhos que têm o apoio de toda a comunidade escolar tiveram início pela Creche Vila Lobão.

“Como mãe e professora tenho a dizer que é um momento para as crianças. Eu me sinto muito orgulhosa. É uma emoção ver que meu filho foi presenteado como Prefeito Mirim. Vai ser entregue domingo (23), na Feirinha da Gente”, destaca Angy Katherine, professora e mãe de aluno.

As ações da Semana vão percorrer mais de 30 escolas, além de visita à Feirinha da Gente e ao Zoobotânico em Teresina (PI). Durante a abertura uma palestra foi ministrada pela professora especialista, Sâmia Ribeiro.

“Falamos sobre o desenvolvimento infantil. A educação infantil está dentro do tripé: cuidar, educar e o brincar. O brincar é um pilar importante e viemos falar sobre a importância do lúdico”, frisa Sâmia Ribeiro, professora especialista em Educação Infantil.

Ao longo dos dias de trabalho, diferentes temas serão abordados: cobertura vacinal, atendimentos pediátrico e odontológico, brincadeiras infantis, sinais de autismo, dentre outros.

“Teremos atividades, brincadeiras, interações e oficinas. Nós temos 28 Centros de Educação Infantil e temos a estimativa de mais de 4 mil crianças”, frisa Liete Leão, coordenadora da Educação Infantil.

“É o início de uma semana muitíssimo importante, no sentido de discutir os direitos de crianças, da aprendizagem, ludicidade. Hoje recebemos representantes de todas as creches do município que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade no município de Caxias”, destaca Wilma Gultelayne, gestora escolar.

“O governo Fábio Gentil pensa na educação desde a sua mais tenra idade. A educação de 0 a 5 anos, para além das atividades motoras, teremos atividades com as mães. Quanto mais investimos, mais a nossa educação melhora. No domingo (23) vamos estar na Feirinha da Gente para que todos possam entender a importância da educação infantil”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.