A Prefeitura de Caxias em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, iniciou nessa quinta-feira (20) os atendimentos Carreta da Mulher Maranhense, que está estacionada em frente à Praça do Pantheon ao lado da Prefeitura de Caxias (MA). Os atendimentos estão previstos até está sexta-feira (21), das 8h às 17h.

Para quem já foi atendida logo cedo, destaca a importância dos atendimentos; “Hoje deu certo pra vir. E, hoje eu vou aproveitar o que tiver a disposição para ser atendida. É muito bom esse tipo de atendimento”, disse Regina Sousa, dona de casa.

“É uma ação fundamental para as mulheres. Eu já fiz o preventivo e a mamografia será feita amanhã. Todo ano eu venho”, disse Luzilene Rodrigues, artesã.

Dentre os serviços que serão ofertados junto com os da Carreta da Mulher Maranhense estão: Atendimentos oftalmológico, médico, jurídico e psicossocial, vacinação, exames preventivos, palestras educativas, aferição de pressão arterial, exposição de artesanato e oficinas, serviços socioassistenciais, atualização do cadastro do Programa Auxílio Brasil, dentre outros.

“Estaremos oferecendo as mulheres serviços de prevenção de agravos. A mulher caxiense pode realizar testes, vacinação, glicemia, consultas médicas, exames citológicos, dentre outros”, disse Andréia Almeida, técnica da equipe da coordenação

“Estamos aqui, são dois dias de exposição. Estamos falando de economia criativa e incentivando ao cuidado. Temos exposição e oficinas”, destaca Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

A ação conta com o apoio da Assessoria de Comunicação do município e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Câmara Municipal de Caxias (MA). A Deputada Federal eleita Amanda Gentil, também esteve presente e reforçou o compromisso de trabalhar na Câmara Federal para trazer benefícios que empodere ainda mais as mulheres, além do cuidado com a saúde preventiva de cada uma delas.

“A gente já vem de outros municípios…Esse é um mês que tem mais solicitações que em outros meses. A Carreta traz os preventivos do colo do útero e a mamografia, além da aferição de pressão e glicemia. A mamografia temos um limite e,  fazemos 50 mamografias por dia”, destaca Karol Gomes, coordenadora de ações da Carreta da Mulher Maranhense.

“Nós estamos aqui com serviços de saúde e no que as mulheres precisarem da nossa equipe. A gente vai estar a disposição. A gente reforça a importância das mulheres buscarem pelo serviço”, disse Verônica Aragão, coordenadora da Atenção Primária de Caxias (MA).

“Nós sabemos que essa parceria com a secretaria de estado é importante. Aqui com muito carinho quero cumprimentar a Secretaria da Mulher que tem esse cuidado, este zelo, este amor com as nossas mulheres. Que as mulheres possam se cuidar cada vez mais, que possam se sentir cuidadas e bem assistidas”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

“Hoje a Carreta da Mulher Maranhense está em Caxias em mais uma parceria com o Governo do Estado, oferecendo a mulher esse direito que ela tem de ter uma saúde de qualidade. Aqui a mulher vai poder fazer a mamografia e outros testes, além de atendimentos com médicos para que possamos atende-las. Com certeza, estarei trabalhando para garantir mais investimentos para a saúde de Caxias junto ao governo do estado e ao governo federal”, frisa Amanda Gentil, Deputada Federal eleita.

“Hoje é um momento de satisfação, estar podendo trazer esse atendimento às nossas mulheres, tendo o apoio do Governo do Estado em parceria com o município. São muitos serviços que estão sendo ofertados para a mulher caxiense. Estamos com várias parcerias levando serviços e maior acessibilidade a nossas mulheres. Temos também oficinas de artesanato para que, enquanto aguardam o atendimento, possam estar aprendendo a fazer um artesanato”, destaca Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

Para mais detalhes assista o vídeo: