Nessa quarta-feira (19), as atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa aconteceram na UBS do bairro Volta Redonda. As usuárias da unidade participaram de palestras sobre câncer de mama e colo do útero, formas de prevenção, diagnóstico e atividades físicas, além de avaliações médicas e de enfermagem, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites e aferição de pressão arterial.

Ana Karina, médica da UBS da Volta Redonda, destacou as formas de prevenções contra as doenças. “É uma forma de prevenção não só para o câncer, mas para várias doenças. Durante as consultas muitos me perguntam se eu não vou receitar nenhum remédio, sendo que fazer algum tipo de atividade física já resolve o problema. Então, as mulheres precisam observar o aparecimento de alguma anormalidade nos seus seios, como o surgimento de algum caroço, cor diferente, se está grosso ou áspero ou se sai alguma secreção, além de fazer os exames de prevenção”, explicou.

“Eu sempre visito a UBS, essa atividade de hoje foi muito boa para nós mulheres. Todos os anos faço meus exames de rotina”, disse Maria Júlia, paciente da unidade.

Outras Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural de Caxias continuam recebendo as ações da Campanha Outubro Rosa. Nesta quinta-feira (20), as UBSs da Trezidela, Campo de Belém e São Francisco também recebem ações da Campanha.