As aulas inaugurais do curso de Microempreendedor Individual foram realizadas nessa quinta-feira (20), no Centro da Juventude do bairro Volta Redonda e na Escola Profº Arlindo Fernandes de Oliveira. A parceria entre a Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), permite pessoas em situação de vulnerabilidade social, oriundas de famílias que estão ligadas aos programas sociais da SMADS, a terem acesso aos conhecimentos e prática de empreendedorismo.

Os cursos são ofertados na linha do Programa Qualifica Mais Progredir, que vai oferecer ao longo do ano 500 matrículas em 14 turmas. O Programa Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI). A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania, e atende objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro. Duas turmas estão iniciando neste primeiro momento com 72 alunos.

O curso de Microempreendedor individual beneficia famílias que fazem parte do Programa Auxílio Brasil, com idade a partir de 18 anos e que possuam o Ensino Fundamental completo. Além de vivenciarem experiências empreendedoras, o curso permite aos participantes abrirem os seus próprios empreendimentos no futuro.