A Prefeitura de Caxias (MA) em parceria com o Governo do Estado, disponibilizaram durante três dias, ações da Carreta da Mulher Maranhense, ao lado de serviços que também foram complementados pelas secretarias municipais de Saúde, Políticas para as Mulheres (SMPM) e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Uma das ações mais importantes foram os exames contra o câncer de mama, ação que chegou a 60 exames. A mamografia ou mastografia é um exame de rastreio por imagem que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo mesmo que este ainda não seja palpável. Com isso, a mulher tem mais chances de enfrentar e vencer a doença.

As ações tiveram por objetivo ampliar os atendimentos às mulheres dentro da Campanha Outubro Rosa. Diversos serviços foram ofertados durante os dias de atendimentos: Atendimentos oftalmológico, médico, jurídico e psicossocial, vacinação, exames preventivos, palestras educativas, aferição de pressão arterial, além de outros atendimentos.

Já estava com 2 anos que eu não fazia a mamografia. Eu fiz três exames e agiliza para muita gente”, disse Maria de Fátima, assistida.

“Aqui na carreta é mais rápido o atendimento. Para mim foi muito bom esses atendimentos. E só ajuda as pessoas. Quanto mais fizer, melhor”, disse Maria do Socorro, assistida pela Carreta da Mulher Maranhense.

A Associação de Artesanato de Caxias ministrou oficinas e vendeu artesanato ao lado dos serviços ofertados. Além disso, serviços socioassistenciais foram disponibilizados, como a atualização do cadastro do Auxílio Brasil.

Ao todo, a ação conseguiu atingir com atendimentos: 227 mulheres e 15 homens. Segundo a Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Kiara Braga, foi uma ação positiva, pois foram realizados centenas de atendimentos que beneficiaram diretamente à população, em especial às mulheres caxienses.

Confira os números detalhados dos atendimentos realizados pelas Secretarias Municipais envolvidas nas ações da Carreta da Mulher em Caxias, durante os três dias:

⦁ 242 pessoas que assistiram palestra;
⦁ 60 Mamografias;
⦁ 67 Exames preventivos;
⦁ 114 Aferições de pressão;
⦁ 114 Testes de glicemia;
⦁ 21 Testes rápido COVID;
⦁ 44 Vacinas;
⦁ 48 Consultas;
⦁ 59 Atendimentos oftalmológicos.
⦁ Total: 527 atendimentos em diferentes serviços ofertados.

A passagem da Carreta da Mulher Maranhense por Caxias foi de grande importância para a mulher caxiense, onde mais de 200 mulheres puderam ter os atendimentos que estavam precisando. Tivemos tanto atendimentos de saúde, como atendimentos informativos também, empoderamento e empreendedorismo. Tivemos consultas oftalmológicas, exames preventivos, testes, e até mesmo vacinação. Além disso, as mulheres puderam também realizar oficinas de artesanato. Então foram três dias bem calorosos. Nós agradecemos a parceria com o Governo do Estado, na pessoa do Governador Carlos Brandão, a parceira da Secretaria de Estado da Mulher, Célia Salazar, por oportunizar esses serviços, além do Prefeito Fábio Gentil e nossos parceiros como Med Center que disponibilizou exames para mulheres carentes e o Instituto Visão Nova que ofereceu os serviços Oftalmológicos totalmente gratuitos”, destaca Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

A Campanha Outubro Rosa 2022, que este ano aborda o tema – ‘Se conhecer, cuidar e prevenir é se amar’, é realizada pela Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Organização Não-Governamental Amigos na Luta Contra o Câncer (Anlucc), em parceria com outras secretarias: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, além de outros parceiros importantes que estão ajudando na realização da Campanha, com ações: mobilização, palestras, cursos, rodas de conversa, serviços de saúde, atenção psicossocial, jurídico e de beleza, entre outros.