A Prefeitura de Caxias (MA) por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou na Feirinha da Gente neste domingo (23), o encerramento da Semana do Bebê e do Brincar. A ação reuniu crianças de diversos Centros de Educação Infantil, que estavam acompanhadas dos pais e mães.

“A finalização da Semana do Bebê e do Brincar é aqui na Feirinha da Gente, com a Rua do Brincar, Marline Feitosa. Mas durante a Semana tivemos os atendimentos nos Centros de Educação Infantil, com atendimento Pediátrico, Nutricional e Odontológico, Assistentes Sociais. É um trabalho grandioso com os pais dessas crianças para que eles aprendam a cuidar das crianças. E é um trabalho de brincadeiras planejadas para que nossas crianças possam aprender”, explica Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).

“É uma Semana Municipal do Bebê e do Brincar, onde foram desenvolvidas ações nos Centros de Educação Infantil do Município. O projeto é integrador, sendo realizado em 28 Centros de Educação Infantil, atendendo mais de 4 mil crianças. Todas as brincadeiras ajudam as crianças no processo educacional. Além disso, durante a Semana foi realizado o momento do brincar das crianças com os pais também”, disse Liete Leão, coordenadora da Educação Infantil do Município.

Durante o encerramento da Semana do Brincar, a Semect também apresentou um novo projeto para a educação infantil que é o Taekwondo Kids nas escolas, que será coordenado pelo professor de Taekwondo, Antônio Costa.

“O Taekwondo Kids é trabalhado em outros estados, eu já queria fazer isso, e a Secretária Ana Célia nos deu esse desafio. A gente pegou o desafio. Teremos muitos atletas e só tenho a agradecer a Deus. Teremos muitos atletas promissores no futuro”, destaca Antônio Costa, professor de Taekwondo.

O momento marcou o anúncio da Secretária Mirim, que vai compreender por alguns dias como é desenvolvida a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (MA).

“Eu nunca tinha ganhado um concurso assim. Eu fiquei muito admirada quando a professora me falou que eu tinha ganhado. Fiquei muito emocionada e achei muito legal”, frisa Ana Cecília, aluna da escola Profº Arlindo Fernandes.

Para mais informações sobre o Projeto Secretária Mirim 2022, assista o vídeo:

Também foram anunciados os vencedores do Concurso: ‘o jovem, a cidade e o patrimônio’, que teve por objetivo estimular a leitura e a escrita entre alunos do 7º e 9º ano. “Esse concurso teve por objetivo proporcionar uma discussão em sala de aula e depois uma produção textual, contemplando o Patrimônio Material e Imaterial da nossa cidade, como preservar a simbologia desse patrimônio para os moradores de nossa cidade e para a nossa história”, destaca Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura da Semect.

As alunas vencedoras foram, em terceiro lugar: Danielle Silva Pinto, da escola Antenor Gomes Viana Junior; e segundo lugar, Ana Luiza Farias, da escola Raimunda de Jesus; e, em 1º lugar, Thalia Gomes de Sousa, da escola Guiomar Assunção. O concurso premiou a aluna que ganhou o 1º lugar com um Notebook e um certificado de participação; a que ficou em 2º lugar, com certificado e um kit de participação e a jovem que ficou em 3º lugar, com um livro e certificado de participação e o professor orientador recebeu uma menção honrosa.

“Eu estou muito feliz, porque eu falei da minha cidade, eu gosto muito, ela é bela. Eu falei dos pontos turísticos de Caxias”, disse Thalia Gomes de Sousa, aluna que ficou em 1º lugar.

A aluna Sarah Luiza animou a todos cantando uma bela canção, mostrando o talento para a música. “Eu gosto de cantar. Cantar aqui foi muito gratificante, por que essa semana do brincar é muito interessante e é muito gratificante para as crianças”, reforça Sarah Luiza, aluna que fez apresentação musical na Feirinha.

A Semect realizou ainda um desfile intitulado Bebê Estrela, que contempla as crianças que estão com todas as documentações em dia e todos os acompanhamentos de saúde, onde o papel dos pais e responsáveis são fundamentais.

Para os professores, pais e mães, que acompanharam as crianças na Rua Marline Costa, onde foram instaladas as tendas com atividades recreativas, de contação de histórias, leitura e outras atividades, a Semana do Bebê e do Brincar destaca o potencial das crianças por meio das atividades lúdicas.

“Eu sou mãe da aluna Lívia Maria. Foram muitas ações, teve a atualização da carteira de vacinação e outros acompanhamentos. Acredito que as atividades, as brincadeiras ajudam a criança aprender também”, disse Angélica Fernandes, mãe.

“Muitos acham que o brincar é um passa tempo, mas ele é uma das bases da educação infantil. É brincando que se aprende. Ter a ludicidade como base é fundamental, mas ela vem carregada com uma intencionalidade. E, isso é o que diferencia o brincar por brincar e o brincar para aprender. E, nesta Semana do Bebê e do Brincar, estamos falando sobre os direitos de brincar, de ser criança, de aprender, de interagir com os seus pares”, lembrou Wilma Gultelayne, gestora escolar da Cheche Vila Lobão.

“Não é apenas o conteúdo. A gente entende que a criança, quando ela está inserida nas brincadeiras, na socialização ela está aprendendo. E isso é o que faz o nosso prazer da educação infantil”, reforça Gisele Nara, professora Francileide Leal.

“Hoje estamos encerrando a Semana do Brincar e é uma momento importante. Foi uma Semana Maravilhosa. A gente só tem a agradecer a Secretária Ana Célia e ao Prefeito Fábio Gentil, por nos dá a oportunidade de fazer este trabalho junto a nossas crianças”, destaca Elke Andrade, gestora escolar.

A gente teve marcando a Semana do Bebê e do Brincar, as ações da Semect. Foi importante trazer a importância do Brincar na Primeira Infância, dentro da Programação da Feirinha da Gente”, disse Taty Sobral, coordenadora da Feirinha da Gente.