A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento – Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), realizou nesse domingo (23), diversos atendimentos na Feirinha da Gente. A ação alusiva ao Outubro Verde tem como objetivo combater à sífilis e à sífilis congênita.

Durantes os atendimentos foram feitos testes rápidos para sífilis, entregas de preservativo e orientações sobre prevenção e tratamento da sífilis e sífilis congênita. O esclarecimento da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico da doença fez parte do trabalho dos profissionais que realizaram os testes, que tiveram o resultado divulgado em poucos minutos.

“Nós temos que estar verificando e se prevenindo. Quando é oferecido esses tipos de atendimento como esse aqui na Feirinha, temos aproveitar. Eu sempre me cuido”, frisa Débora Sousa, feirante atendida na ação.

“É importante. Tem que estar atentos a saúde, porque as doenças estão aí. Eu vim para a Semana do Brincar, aproveitei e verifiquei logo”, reforça Celisnalva da Cruz, atendida.

“Nós estamos na Campanha do Outubro Verde, nos prevenindo contra a sífilis e sífilis congênita, que é uma doença sexualmente transmissível. É uma doença que pode trazer comorbilidades, morte e até mesmo passar de mãe para filhos caso a mulher esteja gestante. É muito importante que a população se previna, usando camisinha ou também fazendo o tratamento”, lembra Ana Karla, enfermeira.

A cada ano, o dia 15 de outubro é considerado o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema Pallidum e a transmissão se dá pelo contato sexual, seguido pela transmissão para o feto durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente.

A doença tem cura, mas o uso de preservativos (tanto femininos como masculinos) durante todas as relações sexuais é a maneira mais segura de prevenir a doença. O teste rápido para diagnóstico da sífilis está disponível durante todo o ano no Centro de Testagem e Aconselhamento – Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) e em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.