A Prefeitura de Caxias (MA) por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) iniciou nessa segunda-feira (24) uma programação alusiva à Campanha Outubro Rosa que faz parte do mês de prevenção ao câncer de mama, e colabora com o enfrentamento da doença. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

A atividade contou com café da manhã, ginástica laboral, roda de conversa, orientações sobre prevenção ao câncer de mama e colo do útero, além de encaminhamentos para realização de mamografia e ultrassom da mama.

A unidade vai realizar ações durante os dias 24, 25, 26 e 27 de outubro e tem como público-alvo acompanhantes e colaboradoras da unidade.

Amós Uchoa, coordenador de enfermagem da UPA Caxias, destacou que as ações tem como foco as colaboradoras da unidade, como uma forma de cuidar de quem cuida. “Nós estamos iniciando hoje (24) a Campanha Outubro Rosa na UPA, que é voltada para as profissionais da unidade, pois elas são as que cuidam e muitas vezes acabam esquecendo de se cuidar. Hoje tivemos um café da manhã, ginástica laboral, e após isso uma roda de conversa com eles, principalmente as mulheres que são maioria dos profissionais da saúde. Não descartando os homens, pois esse tipo de câncer também acomete os homens, em pequena quantidade, mas pode acontecer. Temos que cuidar da saúde dos nossos profissionais, além da nossa população, pois uma vez que eles estejam com bem estar físico e mental, ele pode proporcionar um trabalho mais adequado para os pacientes”, disse.

Marcelina Bueno, assistente social da unidade, falou sobre a importância da ação. “É de suma importância a ação que estão sendo realizada hoje na unidade, uma vez que ela traz oportunidade para que as mulheres tomem conhecimento do autoexame, além delas serem encaminhadas para que possam estar realizando a ultrassonografia da mama e a mamografia. Essas orientações estarão impactando de forma positiva para que cada mulher possa se conhecer melhor e se cuidar bem”, finalizou.