A Prefeitura de Caxias (MA) celebra a Semana do Brincar em várias secretarias municipais. Ainda alusiva ao Dia das Crianças, que foi celebrada no último dia 12 de outubro, o Centro da Juventude do bairro Volta Redonda, ligado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), recebeu crianças acompanhados dos pais e mães para participarem de momentos de diversão, brincadeiras, pula-pula, dentre outras formas de socialização para o meio do brincar.

“A gente não deixa passar em branco. Nós estamos fazendo a Semana do Brincar, resgatado brincadeiras de corda, do ovo, da cadeira, dentre outras para as crianças participarem. Nós buscamos envolver não apenas as crianças, mas as famílias também”, lembra Rejane Santos, supervisora do Centro da Juventude da Volta Redonda.

A ação contou com apoio de parceiros que doaram presentes para as crianças, à medida em que elas participavam das atividades programadas pela equipe do Centro da Juventude. Foi momento de reviver brincadeiras que marcaram a vida de muitas pessoas nas décadas de 1980 e 90. As mães e avós que levaram seus filhos e netos gostaram da iniciativa.

“É muito importante. Meu neto já estudou e hoje está participando. É uma local muito bom o Centro da Juventude”, disse Antônia Uchôa, avó de criança.

“Eu trouxe minha filha de 4 anos, ela não estuda aqui ainda, mas na idade certa quero colocá-la. São brincadeiras saudáveis, as crianças gostam e se divertem”, lembra Marlene Gomes, mãe de criança.

O Centro da Juventude da Volta Redonda oferece várias oficinas para incluir a juventude, dentre elas: Artesanato, Violão, Dança, Teclado, Música e reforço escolar. “Nós estamos com 50 assistidos, conseguimos atender a juventude. Quem quiser se inscrever em nossas oficinas, pode nos procurar. Hoje nós apresentamos a nossa professora de dança, ela é ex-aluna do Centro da Juventude”, diz Rejane Santos, supervisora do Centro da Juventude da Volta Redonda.