Um dia diferente para Ana Cecília, de 11 anos, aluna da escola UIM Arlindo Oliveira. A jovem tomou posse como Secretária Mirim na Feirinha da Gente e teve a alegria de visitar a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), onde ocupou simbolicamente o cargo de secretária e despachou com os colaboradores da pasta.

“O que mais me chamou a atenção foi o desempenho das pessoas que trabalham aqui. Eu adorei as coisas que eles falaram para mim. A minha inspiração é o que eu faço na escola”, destaca Ana Cecília, secretária mirim.

Para ser escolhida, Ana Cecília escreveu um poema que foi escolhido pela equipe julgadora. A secretária mirim da SEMECT visitou cada setor e conheceu os funcionários e o que faz cada um deles.

“Ela é de uma simpatia e de uma simplicidade, essa menina vai deixar legado. Hoje ela é exemplo de criança. Quero parabenizar nossa secretária que é incansável e a gestão de memória e cultura. Os professores estão de parabéns”, destaca Gilvanir Quinzero, coordenadora pedagógica da Banda Euterpe Carimã.

O Concurso Secretária Mirim é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), por meio da Coordenação de Memória e Cultura em parceria com a Coordenação de Língua Portuguesa.

“Nós temos critérios que são lançados no edital no primeiro semestre, e as crianças produzem os textos dentro de um rol de atividades. Desde que a secretária Ana Célia assumiu era um desejo dela. Já estamos na 3ª edição e vamos para a 4ª edição”, lembra Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura e organizadora do Concurso Secretária Mirim.

O incentivo a leitura e escrita é o foco do projeto, como ressaltou a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno. “É uma satisfação grande poder fazer o Secretária Mirim durante a 3ª edição. Este ano nós abrimos para crianças de até 11 anos. Nós tivemos a grata satisfação em eleger a Ana Cecília. Hoje ela está aqui, tomando posse e conhecendo os setores. Amanhã ela vai participar do dia de princesa e de uma carta de intenções ao prefeito Fábio Gentil. Aos poucos vamos mostrando a importância da educação participativa. Quero parabenizar os pais da Ana Cecília e aos professores da escola”, destaca Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).