A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Organização Não Governamental Amigos na Luta Contra o Câncer (ANLUCC) e demais parceiros, realiza nesta quinta-feira (27), o encerramento da Campanha Outubro Rosa com uma grande caminhada.

O momento marca o final de um ciclo de trabalho que adentrou todas as Unidades Básicas de Saúde do município de Caxias, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, escolas, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção Caxias (MA), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), dentre outros órgãos e empresas. Além disso, palestras, rodas de conversas, adesivaços, dentre outras ações foram realizadas.

A campanha visa alertar ainda mais a sociedade sobre a importância de incentivar as mulheres a se cuidarem, prevenirem e se amarem. Este ano, o tema escolhido foi “Se conhecer, cuidar e prevenir é se amar”.

No Brasil , o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum e também é o que causa mais mortes entre as mulheres. Para 2022, o INCA estima a ocorrência de 66 mil novos casos. O câncer de mama também pode atingir homens, situação que representa 1% dos casos. Diversos fatores podem estar relacionados ao câncer de mama, como: comportamentais/ambientais, obesidade e sobrepeso, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (raios X, mamografia e tomografia).

Você é nosso convidado especial para participar do encerramento da Campanha Outubro Rosa. A concentração acontece a partir das 16h na Praça Gonçalves Dias. A caminhada segue pelo Centro Histórico de Caxias até a Praça Dom Luís Marelim.