A Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social e de PolíticaS para as Mulheres, realizou nessa terça-feira (25), o 3º Circuito Saúde da Mulher na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Cohab, localizada no bairro Nova Caxias.

Com o objetivo de intensificar as atividades de prevenção e orientações sobre a saúde da mulher dentro da Campanha Outubro Rosa, a ação contou com serviços de saúde, como: testagem para covid-19, HIV, sífilis e hepatites B e C, aferição de pressão arterial e consultas com equipes multiprofissionais. Também foi ofertado um espaço de beleza e palestras com usuários da unidade sobre prevenção e tratamento ao câncer de mama e colo do útero.

Jessica Maria, nutricionista, ressaltou o objetivo da Campanha. “O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e mais recentemente o câncer do colo do útero, e promover a conscientização sobre as doenças proporcionando o maior acesso os serviços de diagnóstico, desta forma contribuir para a redução da mortalidade”, disse.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Alyne Raynara, destacou a importância do Circuito Saúde da Mulher. “Esse Circuito é mais uma ação em alusão a Campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) é parceira nessa campanha de grande importância. Aqui na UBS Cohab estamos ofertando diversos serviços, como design de sobrancelha, massagem, corte de cabelo, atendimento nutricional e orientações sobre o CadÚnico”, contou.

“Hoje estamos ofertando lanches, música ao vivo, consultas médicas, aferição de pressão, testes rápidos para HIV, HCV, hepatites, sífilis, teste para covid-19. Também temos palestras com os psicólogos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e espaço beleza”, disse Karoline Morgana, agente comunitária de saúde.

Allynne Almeida, enfermeira da UBS Cohab, ressaltou os serviços que estão sendo disponibilizados durante todo o mês na unidade. “Todos os dias estamos ofertando consultas, solicitação de mamografia e orientações da Campanha Outubro Rosa, mês voltado para prevenção ao câncer de mama e colo do útero”, finalizou.