A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou mais uma edição da Semana do Bebê e do Brincar, com ações que envolveram as famílias dos alunos assistidos em todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) do município.

A ação contou com atividades dos CEIs, brincadeiras, palestras, atividades lúdicas, viagem ao zoológico, consultas médicas e odontológicas, aplicação de flúor e vacinação. As famílias foram incentivadas a colocarem em dia a carteira de vacinação de todas as crianças visando o combate à poliomielite.

“A Semana foi muito boa, brincamos e tomamos vacina que é muito bom para nossa saúde”, disse Sofia Isabele de 7 anos, do CEI Aluísio Lobo.

A SEMECT realizou ações junto aos pais e responsáveis falando sobre a importância da imunização, onde a meta é vacinar todas as crianças menores de 5 anos, para que sejam imunizadas contra a poliomielite.

“Essa semana do Bebê e do Brincar foi de grande valia, pois proporcionou algo muito importante, onde pudemos vacinar nossas crianças, fazer aplicação de flúor e atendimento pediátrico, isso ajuda muito no aprendizado. Parabéns para a Secretaria de Educação que realizou essa ação”, disse Rivania Oliveira.

A Semana do Bebê e do Brincar, embora tenha sido desenvolvida pela SEMECT, tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que fornece todas as vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, incluindo o imunizante que protege contra a poliomielite, por meio do Programa Saúde na Escola que trabalha de forma preventiva dentro das unidades de ensino em Caxias com vacinação, atendimento odontológico e pediátrico, como destaca, o médico Francisco Flávio.

“Esse projeto veio ajudar de todas as formas. Eu colaborei no atendimento pediátrico e os enfermeiros na vacinação contra a poliomielite, no qual informamos aos pais a importância da vacinação e do tratamento odontológico, essa parceria entre as secretárias foi importante e quem ganha é a população”, lembra o médico.

“A semana foi muito propícia para as crianças de Caxias, pois tiveram a oportunidade de vivências em diversos momentos, na nossa escola focamos na vacinação, orientação médica e odontológica, além de brincadeiras e diversão garantida para todos que compareceram”, destacou Sandra Sobral.

A Coordenação de Educação Infantil da SEMECT acompanhou as 26 escolas que participaram da Semana do Bebê e do Brincar. “A secretária de Educação, professora Ana Célia Damasceno, juntamente com todos da coordenação infantil, promoveram uma semana cheia de ações, atividades, palestras, rodas de conversas, atividades lúdicas e atendimento médico e odontológico nas escolas do município durante a semana alusiva ao mês da criança”, frisa Ana Lúcia, coordenadora da Educação Infantil.

A secretária de Educação, Professora Ana Célia Damasceno, visitou as escolas municipais, participou das ações referente à Semana do Bebê e do Brincar e avaliou como foi a semana. “Toda a rede de Educação Infantil se mobilizou durante a semana para promover ações educativas e importantes como a vacinação e aplicação de flúor nas escolas, e ainda uma viagem com alunos da CEI Maria Benedita para o Zoológico Zoobotânico em Teresina, tudo foi pensado e organizado pela SEMECT com o aval e aprovação do Prefeito Fábio Gentil. Ao final, teve momentos emocionantes e inesquecíveis na Feirinha da Gente, onde foi homenageada a professora Marline Feitosa, coordenadora da Educação Infantil que nos deixou, mas seu trabalho ficou marcado em diferentes centros de ensino de Caxias, que agora continua pela equipe coordenadora”, lembra Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).