As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Itapecuruzinho e Salobro realizaram nesta quinta-feira (27), uma ação da Campanha Outubro Rosa com objetivo de intensificar a prevenção ao câncer de mama e estimular o autocuidado. Na oportunidade, foram ofertadas consultas médicas e de enfermagem, orientações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama e colo do útero, aferição de pressão arterial, atividade física, testes rápidos e diversos outros serviços.

Niara Marques, enfermeira da UBS Itapecuruzinho, ressaltou o objetivo da campanha durante o mês de outubro. “Nesse mês de outubro, damos uma atenção a mais para a saúde da mulher, focada na prevenção do câncer de mama e aproveitamos para abordar também sobre o câncer do colo do útero. É um serviço que ofertamos o ano todo, mas por uma questão de resgate dessas mulheres no mês de outubro fazemos uma ação mais direcionada a elas”, disse.

“A campanha nos ajuda a resgatar essas mulheres que muitas vezes estão atarefadas e não lembram de cuidar de si mesma. Durante a campanha, realizamos uma busca ativa e os agentes comunitários de saúde se encarregam de resgatar essas mulheres. É uma forma da gente promover saúde com informação e também tentar ajudar elas a entenderem a importância de fazer os exames de rastreio, principalmente do câncer de mama”, frisa Shirlene Barros, médica da UBS Itapecuruzinho.

Rita Paz, gestora regional de Saúde, esteve na atividade realizada na UBS Salobro e falou sobre o momento. “É um momento maravilhoso, pois no Salobro estou em casa e todas as atividades realizadas aqui sempre fazem questão de me convidar. Sempre procuro dar minha contribuição enquanto profissional de saúde, não importa qual função eu esteja exercendo, fazer saúde tem que ser de forma coletiva”, finalizou.

UPA

Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caxias, os trabalhos foram encerrados nesta quinta-feira (27), onde as ações da Campanha Outubro Rosa completaram quatro dias de atividades, que foram realizadas nos dias 24, 25, 26 e 27 e tiveram como público-alvo colaboradoras da unidade e acompanhantes.

Na ocasião, foram realizadas orientações sobre prevenção ao câncer de mama e colo do útero, atendimentos de enfermagem com informações sobre autoexame da mama. Além disso, também foram ofertados serviços de ventosaterapia, liberação miofascial e avaliação nutricional.

O coordenador de enfermagem da unidade, Amós Uchôa, falou sobre a ação e parabenizou os profissionais. “Hoje estamos encerrando nossa programação, voltada aos nossos profissionais. Além das orientações sobre prevenção também estamos ofertando serviços de ventosaterapia, orientações fisioterapêuticas e avaliação nutricional. Esse profissionais são muito importantes e essenciais no cuidado do próximo e nós enquanto gestão, estamos cuidando deles para que possam estar bem fisicamente e mentalmente para ofertar os cuidados para a população. Todos estão de parabéns por essa semana maravilhosa que tivemos em alusão a Campanha Outubro Rosa”, finalizou.