A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), iniciou logo no começo desta semana, o Levantamento de Índice Rápido para Amostragem do Aedes Aegypti (LIRAa), que mede a quantidade de criadouros do mosquito vetor da dengue, zika vírus e chikungunya. A ação identifica os locais que podem apresentar maior incidência dos vetores, com o objetivo de direcionar as ações preventivas em Caxias (MA).

O levantamento é feito a cada três meses, com localidades sorteadas pelo Ministério da Saúde e este é o último Lira de 2022. Durante a ação, os agentes de endemias visitam os domicílios e procuram criadouros do mosquito a fim de fazer a coleta de larvas. Os agentes também orientam os moradores quanto aos cuidados, que devem ser tomados para evitar o acúmulo de água parada. As larvas são analisadas com microscópio, para saber se são do mosquito Aedes Aegypt.

A UVZ solicita que a população esteja receptiva à visita dos agentes em suas residências. Para o coordenador da unidade, Natanael dos Reis, é preciso a colaboração de todos para o enfrentamento ao mosquito.