A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Baixinha desenvolveu na tarde da última quarta-feira (26), atividade da Campanha Outubro Rosa.

Os profissionais da unidade realizaram palestras e repassaram orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e colo do útero. Além de abordarem temas como autoestima e autocuidado.

A enfermeira da unidade, Emilia Andrade, destacou o autocuidado. “A gente fala da autoestima que é muito importante, pois também é uma forma de cuidarmos da nossa saúde, não só da beleza, mas também da parte física”, disse.

Romário Sousa, médico da unidade, falou sobre a campanha. “É um mês de conscientização e prevenção para lembrar a importância das medidas preventivas para o câncer de mama tanto para a mulher, quanto para o homem”, disse.

“A mulher precisa procurar o médico para se cuidar, fazer o autoexame, além da mamografia e ultrassom, para saber como está a saúde pois é uma doença muito perigosa”, disse Janaina, usuária da unidade.

A Prefeitura de Caxias por meio das Secretarias de Saúde, Política para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social seguem intensificando as ações de saúde da mulher durante todo o ano.