As alunas do Curso de Introdução à Produção de Lanches Diversos, começaram a produzir os primeiros salgados nas aulas práticas realizadas na Carreta do Serviço Nacional da Indústria, que está estacionada em frente à Prefeitura de Caxias. O curso está sendo ofertado como parte das ações da Campanha Outubro Rosa e visa o empoderamento feminino, buscando principalmente a autonomia financeira das mulheres.

O curso é destinado as mulheres que tenham concluído o 6° ano do Ensino Fundamental com idade a partir de 16 anos. Ao todo serão ofertadas 120 vagas, sendo que neste primeiro momento duas turmas estão em andamento. O curso tem carga horária de 40h e agora passa das aulas teóricas às práticas com o método mão na massa, literalmente.

Através das atividades práticas na unidade móvel do SENAI (cozinha adaptada), as mulheres vão poder produzir diversos tipos de lanches. As aulas estão acontecendo das 13h às 17h e das 18h às 22h no turno de escolha da participante. Dentre os lanches que as mulheres estão aprendendo a produzir, estão: bomba, pastel, coxinhas, sanduíches naturais, sucos e pães, dentre outros.

A ação é realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres em parceria com o Serviço Nacional da Indústria e o Serviço Social da Indústria (SESI/SENAI). As primeiras duas turma já estão sendo finalizadas. Logo depois, mais turmas serão abertas.