Na tarde dessa quinta-feira (27), mulheres de todas as idades vestiram as camisas mais uma vez para fortalecer as ações do mês de prevenção ao câncer de mama. A concentração foi na Praça Gonçalves Dias, no centro histórico de Caxias. O verde da arborização do espaço público, logo perdeu espaço para a cor rosa da campanha, em um ato simbólico de conscientização de valorização à saúde.

“Nossa intenção é mobilizar a mulher caxiense para que ela se cuide, aqui no Centro da cidade, queremos também chamar atenção das empresas para que elas abraçem essa causa, nossa campanha termina, mas o trabalho continua em prol da saúde da mulher”, frisou Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

Durante o mês de outubro, todas as ações aconteceram graças a uma parceria da Prefeitura de Caxias e a Organização Não Governamental Amigos na Luta contra o Câncer (ANLUCC). A caminhada foi mais uma ação para chamar atenção e dizer que o câncer não é uma sentença de morte, e que caso o resultado seja positivo, tem o apoio de uma rede de profissionais e assistência especializada.

“Descobri o câncer há dois anos, fiz a cirurgia e agora estou seguindo meu tratamento, aos poucos estou vencendo. Hoje estou aqui para mostrar que a vida importa e a prevenção é a solução”, disse dona Maria da Silva, de 63 anos que está vencendo essa batalha.

A caminhada percorreu as principais ruas e avenidas do Centro Histórico de Caxias e finalizou na Praça Dom Luís Marelim (Praça da Chapada). Além de atividades em zumba, atendimentos de saúde como aferição de pressão e glicemia, tratamento de beleza e  exposição de artesanato, completaram o evento que esse ano encerrou mais cedo por conta das eleições de 2022.

“Chamar a atenção é a melhor forma para se prevenir. Estamos fechando as atividades aqui em Caxias com chave de ouro. Além de todas as ações, conseguimos trazer a Carreta da Mulher que foi um reforço essencial”, pontuou Daniella, deputada estadual reeleita no Maranhão.

“Como representante da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Caxias, sempre estivemos presentes, fizemos rodas de conversas e reforçamos os direitos de cada mulher, principalmente para as diagnosticadas como positivo para o câncer. Falamos sobre as políticas públicas enfim, foi um mês bastante proveitoso”, esclareceu Cinthya Lucena, vereadora.

“Estou muito feliz em ver tanta gente mobilizada para levar essas ações de prevenção e cuidado a essas mulheres. Caxias como sempre fazendo o dever de casa bem feito. Só quem ganha é a população, e nesse caso de forma específica, as mulheres que tiveram apoio na Campanha Outubro Rosa”, lembro Amanda Gentil, deputada federal eleita pelo Maranhão.

Este ano, a Campanha Outubro Rosa contou com uma grande rede de parceiros, a exemplo das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Ordem dos Advogados do Brasil Subsecção Caxias, Câmara Municipal, empresas privadas, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), SESI/SENAI, dentre outros.