A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)  realizou na manhã desta sexta-feira (28), um café da manhã em comemoração aos 17 anos da unidade e em alusão a Campanha Outubro Rosa. O evento foi destinado a colaboradores da unidade.

Na ocasião, além do diretor geral, Franklin Maranhão e demais coordenadores da unidade também estiveram presentes: o prefeito de Caxias, Fábio Gentil; a deputada estadual, Daniella; a deputada federal eleita, Amanda Gentil; o secretário municipal de Urbanismo, Zé Gentil Neto; a gestora regional de Saúde, Rita Paz; vereadores Ângela Machado, Cinthya Lucena e Ricardo Rodrigues; a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, dentre outras autoridades.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, parabenizou o trabalho da unidade e reforçou a dedicação da gestão na saúde do município. “Todos aqueles que fazem o SAMU precisam celebrar, vir para cá é uma alegria e satisfação nossa. Aqui estão as pessoas que prestam os primeiros atendimentos e que fazem com que muitas vidas sejam salvas. Tendo essa convicção, nós precisamos investir cada vez mais, compramos equipamentos e ambulâncias novas. Esse compromisso da gestão fará com que tenhamos uma saúde cada vez mais qualificada. O SAMU não é só de Caxias, ele é regional. Temos que atender as cidades vizinhas e estamos fazendo isso. Estão de parabéns todos os funcionários que fazem o SAMU funcionar cada vez melhor”, disse.

Rita Paz, gestora regional de Saúde e ex-diretora do SAMU Caxias, ressaltou a sensação de estar em casa e parabenizou o serviço prestado pelo SAMU Caxias. “Hoje é dia de alegria, sentimento de estar em casa, pois estamos comemorando os 17 anos de existência desse serviço tão maravilhoso que é o SAMU na região de Caxias. Temos que agradecer a Deus por ter nos proporcionado um serviço tão importante que vem melhorar o atendimento e facilitar a vida da nossa população. Hoje também estamos encerrando a Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama que tira a vida de mulheres no mundo todo. É um dia rosa, pois prevenção é essencial nas nossas vidas”, frisou.

A deputada federal eleita, Amanda Gentil, esteve no evento e ressaltou que vai trabalhar junto à gestão municipal para continuar trazendo benefícios para a saúde de Caxias. “Eu sempre gostei de trabalhar junto ao prefeito Fábio Gentil, para que nós pudéssemos trazer mais benefícios para a saúde da cidade de Caxias, pois temos um povo tão maravilhoso que merece uma saúde de qualidade. Eu já sei como funciona o nosso município, agora vou trabalhar junto ao Governo Federal e em parceria com o Governo do Estado, para que Caxias possa receber mais benefícios na área da saúde. Aqui no SAMU estamos comemorando os 17 anos e entregando os certificados para os condutores das ambulâncias para que eles possam ter mais capacitação para trabalhar junto à população”, disse.

A deputada estadual, Daniella, destacou a contribuição do SAMU Caxias para a região leste do Maranhão. “Hoje é um grande momento para o SAMU, onde a unidade aniversaria, além disso também comemoramos o dia do servidor público. O SAMU contribui muito com um grande trabalho, não somente em Caxias, mas em toda região leste. Estamos aqui para entregar certificados para todos os profissionais e reafirmar nosso compromisso em continuar ajudando a cidade de Caxias e investir. Nós que já fizemos muito, agora neste próximo mandato vamos fazer juntos muito mais”, finalizou.

O SAMU Regional Caxias foi inaugurado em 1º de outubro de 2005 com objetivo de atender a população de maneira eficaz, prestando atendimento de urgência e emergência e ajudando a preservar a saúde e a salvar vidas.

No ano em que completa 17 anos de serviços prestado, a unidade conta com mais de 120 funcionários; 7 ambulâncias, sendo 2 de suporte avançado e 5 de suporte básico e 3 motolâncias. A unidade atende além de Caxias, mais 9 cidades sendo elas: Afonso Cunha, Aldeias Altas, São Francisco, Matões, Parnarama, Coelho Neto, Buriti, São João do Sóter e Duque Bacelar.

O SAMU Caxias também conta com um Núcleo de Educação Permanente (NEP) para manter sua equipe atualizada para pronto atendimento e também desenvolve projetos como Samuzinho na Escola e SAMU Solidário.