Profissionais da educação da rede municipal seguem com o curso de extensão em Ensino Religioso, que está sendo ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) em parceria com a Pastoral da Educação da Diocese de Caxias (MA), que faz parte do processo de formação continuada dos educadores. O curso está sendo realizado no salão Paroquial da Igreja de São Benedito.

“Havia uma demanda dos profissionais da educação de como trabalhar o ensino religioso e a Secretaria de Educação, a UEMA e a Pastoral, nos juntamos e fizemos essa grande parceria e já está acontecendo este curso de extensão para os professores. O curso tem duração de seis meses e acontece a cada quinze dias”, destaca Maria de Lourdes, coordenadora de Ensino Religioso na SEMECT.

O curso contempla professores católicos e evangélicos do 1º ao 9º ano da educação de jovens, adultos e idosos das pastorais da Diocese de Caxias. A proposta é permitir qualificação aos professores que ao adquirirem mais conhecimentos podem prestar um ensino de melhor qualidade. Para a coordenação de Ensino Religioso da SEMECT, o momento é oportuno e ensina como os profissionais devem trabalhar o ensino religioso, considerando que dentro das escolas há crianças e adolescentes que pertencem a religiões diferentes.

“A minha intenção é conhecer mais sobre o assunto para entender e ministrar o conteúdo”, frisa a pedagoga, Rita de Kássia,

“A gente caminha nessa empreitada para conscientizar os professores para que haja uma transformação por meio do conhecimento. O ensino religioso é importante para a formação cristã e social”, disse Fátima Sousa, coordenadora da Pastoral da Educação.

“Meu foco de pesquisa é literatura. A literatura vai aparando e dialogando com todas as áreas. Nós estamos estudando como o fenômeno religioso foi compreendido e ministrado ao longo do tempo. O interessante é perceber que o Ensino Religioso é a única disciplina que está presente em todas as constituições no Brasil, quando se fala de educação”, lembra Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura da SEMECT.