O projeto Mãos que Criam, que faz parte da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), expõe seus produtos na Feirinha da Gente. O projeto que surgiu a partir de um curso sobre trabalhos que poderiam ser feitos com a matéria-prima da palha de carnaúba, hoje está presente em Caxias agregando valor e gerando renda para as artesãs que integram ao projeto.

Além da exposição e venda na Feirinha da Gente, o projeto já realizou oficinas com outras pessoas que fazem parte dos Centros de Referência da Assistência Social (CRASs), Centros de Convivência de Idosos (CCIs) e Centros da Juventude (CJs), que participaram de curso sobre a palha da carnaúba e descobriram o potencial que pode ser explorado.

Os trabalhos produzidos pelas artesãs, resultam em bolsas, tapetes, cestas, redes, dentre outras produções. Há um ano o projeto existe em Caxias e envolve 9 mulheres diretamente. Além disso, a medida em que os conhecimentos vão sendo multiplicados, mais pessoas têm acesso. A Feirinha da Gente é um dos canais de comercialização dos produtos.

“Eu sempre gostei do artesanato. Já morei aqui em Caxias e valorizo. Eu também sou artesã e sempre compro. É um agregamento financeiro”, disse Maurila Gonçalves, consumidora.

“Ao todo, somos 9 mulheres envolvidas, cada uma fazendo a sua parte na peça. Tem a que faz a trança e a que costura, além disso, nós pegamos a peça e transformamos como o cliente quiser. É um produto sustentável, utilizamos a palha da carnaúba e já estamos há um ano em funcionamento”, disse Jhacy Ribeiro, coordenadora do Projeto Mãos que Criam.