A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizou nesta sexta-feira (4), no auditório do Tiro de Guerra, o planejamento mensal para discutir e alinhar as atividades que estão sendo desenvolvidas nos equipamentos sociais da pasta.

A reunião contou com as presenças das coordenadoras do SCFV, Aline Raynara e Nilcéia Surama; a coordenadora da Proteção Social Básica, Raiane Santos; a coordenadora dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), Ana Lívia e a coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva da SMADS, Francyane Barradas. Uma palestra motivacional sobre a qualidade de vida no ambiente de trabalho dos colaboradores do SCVF também foi ministrada.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos dentro dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) ou nos Centros de Convivência, conforme o seu ciclo de vida e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.

Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares, comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. É realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).