Estudantes da Rede Municipal de Caxias foram os grandes vencedores da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola. O resultado foi divulgado pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA). Eles vão receber o prêmio no dia 10 de novembro em São Luís (MA), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, na Areinha.

Em 2022, sete municípios participaram da disputa, mas os estudantes de Caxias e São José de Ribamar foram os grandes vencedores do projeto em 2022. Com um grande bônus, eles vão também concorrer ao prêmio nacional com estudantes de todo o país.

O concurso dividiu os concorrentes em dois grupos conforme o grau de escolaridade do 4º ao 7º ano do ensino fundamental. Os estudantes abordaram os temas: Combate ao trabalho infantil e Incentivo à aprendizagem profissional. Os participantes concorreram em quatro categorias: Conto, Desenho, Música e Poesia. Caxias se destacou no concurso como o mais premiado na edição maranhense do MPT na Escola, com sete trabalhos vencedores.

A comissão julgadora do prêmio foi composta pela procuradora do Trabalho do MPT-MA, Virgínia de Azevedo Neves; a juíza do Trabalho, Liliana Soares Bouéres; o promotor de Justiça, Gleudson Malheiros; a auditora fiscal do Trabalho, Lea Cristina da Costa Léda e o pedagogo Rodson Salazar, técnico em Assuntos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado do Maranhão (SEDES).

O MPT na Escola é uma iniciativa do Projeto Resgate à Infância, no Eixo Educação, que faz parte da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). O objetivo do projeto é levar as temáticas do combate ao trabalho infantil e do incentivo à aprendizagem, por meio da comunidade escolar, transformando os profissionais da educação em multiplicadores do conhecimento, além de fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização e incluir a conscientização e a prevenção do trabalho infantil e de proteção dos adolescentes trabalhadores. Os vencedores nacionais serão conhecidos no dia 1º de dezembro em cerimônia on-line.

Veja os vencedores no Maranhão:

Categoria Conto

Grupo 1

O trabalho de uma criança, de Williane Georgia Silva Santos do município de Caxias.

Grupo 2

Nas páginas dos livros nos tornamos livres, de Rainara Luzia Costa dos Santos do município de Caxias.

Categoria Poesia

Grupo 1

Criança que trabalha, de Kamilly Dayra da Silva Sousa do município de Caxias.

Grupo 2

Adolescência e trabalho, de Maithan de Carvalho Oliveira do município de Caxias.

Categoria Música

Grupo 1

Diga não ao trabalho infantil, de Luís Guilherme Anunciação de Moura do município de Caxias.

Grupo 2

Quero sonhar, de Fernando Pereira Correia, Heitor da Silva Araújo e Isac Leonardo Cantanhede Moreira do município de São José de Ribamar.

Categoria Desenho

Grupo 1

Trabalho Infantil, de Wikaru de Oliveira Fernandes do município de Caxias.

Grupo 2

Eu estudante, Eu profissional, de Raimundo Bezerra de Morais Silva do município de Caxias.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região, realizaram no dia 14 de junho em Caxias (MA), a cerimônia de premiação dos alunos das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, ganhadores da Etapa Municipal do “Prêmio MPT na Escola: a escola no combate ao trabalho infantil”.

O prêmio consistiu no reconhecimento dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais, produzidos pelos alunos da rede municipal que teve como tema “A prevenção à violência de direitos da criança e do adolescente”. Ao todo, 20 escolas participaram do projeto na Rede Municipal de Educação.

Para a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, o momento é de grande emoção em ver os destaques da educação de Caxias em um concurso estadual.

“Estou muito feliz por essa conquista de nossos estudantes, professores e escolas contempladas. Acredito que este resultado serve para mostrar que a escola pública resiste, mesmo com tantos desafios. Nossa ideia ao participar foi contribuir para a formação cidadã dos alunos, mostrando que eles são essenciais na transformação do lugar onde vivem. Sou uma apaixonada e defensora da minha profissão, da educação pública e das infinitas possibilidades que a SEMECT por meio das escolas desenvolve, esta premiação é o sinal de que estamos no caminho certo. A administração pública é cada vez mais difícil. Nem sempre as condições são as melhores para realizar as atividades, mas sou grata pela equipe da SEMECT, que junto comigo envidam esforços nos concursos das várias organizações e sempre buscam o melhor para os professores e alunos. Agradeço aos alunos que toparam participar de tudo isso, aos professores que orientaram a ação e aos gestores que acreditaram, a eles todas as honras e congratulações. Costumo dizer que o primeiro passo em direção à conquista é acreditar e o segundo é manter o foco e o empenho. E assim temos feito com nossos colaboradores da educação em Caxias, plantando uma semente boa da leitura e da escrita, sempre acreditando em um futuro melhor para nossa cidade”, disse Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).