O mês de novembro é marcado pela Campanha Novembro Azul. Iniciada no Brasil em 2008 com objetivo de alertar a população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul tornou-se o maior movimento de conscientização sobre cuidados com a saúde do homem, em especial a prevenção do câncer de próstata no país.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. Ainda segundo o INCA, em 2022 serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil.

Durante todo o mês de novembro, a campanha realiza ações para reforçar a importância da realização de exames de rotina e de próstata, alimentação saudável, prática de atividades físicas, cuidado com a saúde mental, além de incentivar a população masculina a procurar os serviços de saúde para avaliações com equipe multiprofissional periodicamente.

Em Caxias, a Campanha Novembro Azul de 2022 traz como slogan: “A maior prova de masculinidade de um homem é cuidar da própria saúde!”, e vai realizar ações de saúde em diversos locais do município com objetivo de alcançar e conscientizar o maior número de homens sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de próstata e demais doenças.

O coordenador municipal de Saúde do Homem, Erick Bezerra, destacou o objetivo da Campanha Novembro Azul no município. “O grande objetivo do Novembro Azul 2022 é a sensibilização e conscientização da população masculina em relação aos cuidados integral da saúde do homem e prevenção de doenças. Diferentemente dos anos anteriores que as ações eram somente voltadas para o câncer de próstata, estamos buscando cada vez mais abrir os olhos dessa população para se cuidar de maneira completa. Os cuidados direcionados para a promoção e prevenção são a base desse mês, pois hoje já temos a percepção que ambos os eixos serão transformadores a longo prazo nos cuidados em saúde, e que mudaram toda uma realidade já estabelecida por essa população”, explicou.

Erick Bezerra também ressaltou a importância da busca pelos serviços de saúde precocemente. “A forma mais eficaz de evitar agravos é sempre buscar os serviços de saúde precocemente, principalmente a Unidade Básica de Saúde, logo o Sistema Único de Saúde oferece todo o cuidado e atenção ao homem”, finalizou o coordenador municipal de Saúde do Homem.