A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) em parceria com o Serviço Nacional da Indústria e o Serviço Social da Indústria (SESI/SENAI), realizaram a aula inaugural das últimas duas turmas do Curso de Introdução à Produção de Lanches Diversos, que representam a 3ª e 4ª turmas.

“Eu quero tentar novas experiências, e isso vai ajudar a conseguir um emprego com mais facilidade ou colocar algo próprio”, disse Juliana Araújo, aluna.

“Gostamos de trabalhar com massas, e fazemos para vender. Eu quero aprender a fazer mais lanches diferentes”, disse Leiliane da Costa, aluna.

O curso é ofertado como parte das ações da Campanha Outubro Rosa, que já finalizou mas os trabalhos continuam. Ao todo, serão 120 mulheres capacitadas. A ação tem por objetivo o empoderamento feminino, com vistas à autonomia financeira das mulheres.

“Nós estamos iniciando a 3ª e 4ª turmas, onde mais de 60 mulheres serão qualificadas. Uma turma pela tarde e uma a noite, e com isso nós estamos trabalhando o empreendedorismo feminino, onde a mulher pode se qualificar e quem sabe alcançar sua autonomia financeira. As aulas serão realizadas na Prefeitura e na Carreta que está instalada em frente à Prefeitura”, explica Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

“São duas turmas que estão começando, nos cursos de Lanches Diversos com as parcerias que temos com a Prefeitura de Caxias e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Com isso, também estamos divulgando o mundo SENAI”, frisa Adilson Reis, gerente regional do SESI SENAI.

Estão sendo contempladas mulheres que voluntariamente se inscreveram e concluíram o 6° ano do Ensino Fundamental com idade a partir de 16 anos. Ao todo, foram 40 horas-aulas. Durante o curso as mulheres vão aprender a fazer diferentes tipos de salgados como: bomba, pastel, coxinhas, sanduíches naturais, sucos e pães, dentre outros.

“O curso tem a mesma grade curricular do primeiro. A Prefeitura em parceria com SENAI abriu mais essas duas turmas. No curso elas aprendem como fazer coxinhas, bombas, lanches diversos, pães, além de panetones caseiros, porque com a chegada do final de ano, pode gerar uma renda extra. Além disso, elas aprendem também sucos de polpas, frutas, vitaminas e biscoitos”, destaca Raynara Souza, instrutora do curso.