Nesta terça-feira (08), foi realizada a última tutoria do Projeto de Planificação da Atenção à Saúde de 2022 com consultores e facilitadores do Hospital Beneficência Portuguesa, na Região de Caxias.

A atividade contou com a presença de profissionais de enfermagem, assistência social, agentes comunitários de saúde e demais profissionais que compõem as equipes multiprofissionais do município.

O objetivo do encontro foi discutir e organização a qualificação do processos de trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS). Marisa Costa, coordenadora técnica da Planificação na Atenção Primária á Saúde, destacou a importância dos encontros. “Essas tutorias presenciais com a equipe qualificada da Planificação nos fortalece muito enquanto Atenção Primária à Saúde. É um momento em que existe uma troca entre os enfermeiros e os tutores do município onde gente sempre sai com um conhecimento a mais. É um momento de construção de conhecimento e é sempre um ganho positivo”, disse.

A facilitadora do Hospital Beneficência Portuguesa, Lucimara Moura, também destacou a relevância das tutorias. “É um momento muito gratificante e de muito aprendizado, repasse e crescimento, para que essas equipes saiam daqui podendo reproduzir aquilo que estamos trazendo, dentro das propostas de melhoria do processo de trabalho deles nas unidades de saúde”, contou.

Ademilde Andrade, consultora do Hospital Beneficência, ressaltou o objetivo das tutorias. “É muito importante para os gestores e profissionais das Unidades Básicas de Saúde, pois possibilita uma qualificação da organização dos macros e micros processos, que significa organizar a Atenção Primária para prestar um serviço de qualidade e uma assistência resolutiva para que o usuário saia da unidade com sua demanda resolvida”, explicou.

A consultora do Hospital Beneficência Portuguesa também elogiou o empenho da gestão e das equipes na Planificação da Atenção à Saúde. “Foi um momento proveitoso, nós temos profissionais muito capacitados nas UBSs, temos uma gestão que é muito compromissada, uma Secretária de Saúde que abraça a causa e vem participando dos processos da planificação, mesmo antes de ser Secretária. Hoje nós sabemos que Caxias é referência, no processo de Planificação, para o Brasil, sabemos que o município tem dificuldades, mas que estão sempre buscando meios para serem sanadas. Esse é um momento dos consultores da Beneficência Portuguesa, junto com a gestão e os profissionais, estarmos fazendo as discussões é reflexos de como e quais são os nossos processos de trabalho que precisam ser qualificados”, finalizou Aldemira Andrade.

O Projeto de Planificação da Atenção à Saúde implantado em Caxias, desde 2016, é um processo de integração da Atenção Primária com a Atenção Ambulatorial Especializada, por meio da organização dos processos de trabalho, tendo como objetivo uma assistência de qualidade para os usuários.