Caxias (MA) já vivencia o clima de natalino à medida em que o Natal Iluminado vai ganhando forma. A Prefeitura de Caxias já divulgou o resultado do Edital de Chamamento Público nº 004/2022, visando à seleção de propostas para contratação de apresentação teatral, dança, show do acendimento das luzes, coral, show musical natalino, orquestra, apresentação regional, cenografia natalina, desfile de natal, auxiliar de produção e apresentações culturais.

A seleção foi aberta ao público em conformidade com a Lei nº 8.666/93. Com isso, a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico conclui mais uma etapa importante para a realização do Natal Iluminado de Caxias, que este ano tem como tema “A luz que vem da gente”.

“Vai ser um Natal surpreendente. Nós agradecemos a todos que puderam se inscrever. Chegamos a prorrogar o chamamento para que conseguíssemos chegar a todos aqueles que tivessem interesse em participar desse momento mágico para a cidade”, disse Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

A chamada pública é também um instrumento que está regido pela Lei Federal nº 13.019/2014, de 31 de julho de 2014. O Projeto ‘Natal Iluminado 2022’ tem por objetivo promover o desenvolvimento social, cultural e econômico por meio de atividades culturais e de lazer, propiciando a comercialização de trabalhos manuais e artesanatos ao som de shows musicais, apresentações de dança e teatro por artistas locais, dentre outros.

Os selecionados terão que atender as seguintes modalidades:

1. Espetáculo de Teatro – Apresentações teatrais com temática natalina, figurinos e cenário que atendam as especificidades do período de natal, com tempo mínimo de 20 minutos e máximo 30 minutos.

2. Show do Acendimento das Luzes – Espetáculo Musical com teatro e dança que interage com o público para marcar o acendimento da iluminação natalina da cidade de Caxias-MA, com tempo mínimo de 20 minutos e máximo de 30 minutos.

3. Coral – Apresentações de corais com tempo mínimo de 30 minutos.

4. Orquestras – Apresentações de orquestras, com tempo mínimo de 50 minutos.

5. Show Musical Natalino – Apresentações de show musical natalino com repertório característico, com tempo mínimo de 40 minutos.

6. Apresentação regional com repertório musical natalino, com tempo mínimo de 1 hora e meia.

7. Cenografia Natalina – Grupos com experiência em montagem cenográfica para realização de cenografia representativa do período de natal para interação do público.

8. Desfile de Natal – Grupos para apresentações no desfile natalino que estará dividido em temática religiosa (representando da anunciação ao nascimento do menino Jesus) e temática lúdica (representado brinquedos de natal, universo mágico e Papai Noel), a ser realizado no trajeto da Avenida Alexandre Costa.

9. Auxiliar de Produção Cultural – Profissionais com experiência em atividades culturais para auxiliar na pré-produção, produção e pós-produção do Projeto Natal Iluminado 2022.

10. Apresentações Culturais e Danças – Apresentação de grupos culturais e danças com temática natalina para apresentação no Natal Iluminado, com tempo mínimo de 20 minutos e máximo 30 minutos.

Confira abaixo a relação dos aprovados: