Em alusão à Campanha Novembro Azul, que alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou nesta quinta-feira (10), uma programação especial para todos os homens servidores da pasta. As atividades aconteceram em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Secretaria de Saúde.

Campanha Novembro Azul

A Campanha Novembro Azul denomina um movimento internacional criado em 2003 para a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Com isso, todos os anos o Ministério da Saúde e a Prefeitura Municipal de Caxias (MA) aproveitam esse momento para sensibilizar a população masculina sobre as principais ações necessárias para prevenção de doenças e cuidado com a saúde, que começa na Atenção Primária, que é a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O mês é de conscientização sobre os cuidados com a saúde, por isso, a programação contou com testes e vacinas para covid-19, ginástica laboral, espaço de beleza, aferição de pressão e sessões de fisioterapia.

O evento teve também a presença de todos os secretários ligados à Secretaria Municipal de Infraestrutura, além de representantes de outras secretarias municipais, a exemplo da Secretaria de Saúde e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, dentre outras. O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, também prestigiou o evento ao lado da deputada federal eleita, Amanda Gentil e da deputada estadual Daniella.

“É um trabalho realizado em rede, onde a Secretaria de Políticas para as Mulheres também colabora, afinal de contas a mulher tem um homem ao seu lado, presente no seu meio e são esses homens que a gente precisa está cuidando”, afirma Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

“Tenho certeza que esse aparato que estamos dando hoje fará com que esses profissionais valorizem ainda mais sua saúde e que tenham um acompanhamento mais próximo”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Agora no Novembro Azul estamos voltados para a saúde do homem, mas é importante lembrar que em todos os meses precisamos cuidar da nossa saúde”, frisa Amanda Gentil, deputada federal eleita.

“Eu espero que esse passo inicial seja a abertura para que os homens comecem a perceber a importância do cuidado e da prevenção. A gente consegue viver sem muita coisa, mas sem saúde não e o melhor remédio é sempre a prevenção”, lembrou Daniella, deputada estadual.

“É uma ação belíssima! Todos os exames que tiver aqui hoje eu vou fazer, porque é de suma importância”, disse Alberto Simão, secretário adjunto de Transportes.

O secretário adjunto de Urbanismo, Zé Gentil Neto, que abriu o evento lembrou que todos os homens devem deixar os preconceitos de lado e cuidar da saúde. “Nós estamos aproveitando a oportunidade do mês de novembro para fazer esse evento para os homens junto com outras secretarias para que a gente possa trabalhar uma conscientização da importância da saúde nos homens”, destacou o secretário.

Para os trabalhadores da Secretaria Municipal de Infraestrutura, o momento foi oportuno para que todos parassem um pouco e cuidasse mais de si. “Quero agradecer a Deus e a nosso prefeito por esse momento. Esse evento foi muito importante e esclarecedor para todos nós homens”, disse Francivaldo da Silva, servidor da SINFRA.

“A melhor coisa que a gestão fez é trazer essa ação para os funcionários públicos. Graças a Deus está dando certo. Eu vou fazer minha prevenção”, disse Francisco, servidor da SINFRA.