Na noite dessa quinta-feira (10), a Prefeitura de Caxias, em parceria com vários órgãos públicos municipais realizou mais uma Blitz do Amor por Caxias. A ação visa pessoas em situação de rua. O trabalho é de conscientização e de encaminhamento para o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de rua (Centro Pop), mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS), além de viabilização de aproximação com familiares, ou ainda, para aqueles que têm famílias em outros estados, o restabelecimento do contato e retorno aos lares.

Na ação dessa quinta-feira (10), estiveram presentes: Secretaria Municipal de Segurança Pública, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e Proteção Especial da SMADS.

“Como o foco são pessoas em situação de rua, nós estamos acompanhando e dando o suporte para o caso de encontrarmos crianças e adolescentes nessa situação, para que possamos dá o encaminhamento, ou seja, fazer o que cabe ao Conselho”, destaca Carlene Aragão, conselheira Tutelar.

As ações foram planejadas e realizadas em pontos estratégicos do Centro da cidade, como: Praça Gonçalves Dias, Rua Primeiro de Agosto, Mercado Central, imediações do Centro de Cultura e Complexo Hospitalar Gentil Filho no bairro Seriema. Durante as abordagens, as pessoas em situação de rua têm a oportunidade de sair da condição em que estão para terem um acompanhamento psicossocial, visando um restabelecimento da sua situação de vida ao lado dos familiares.

O trabalho será realizado de forma programada, mas de forma permanente ao lado de outros órgãos estaduais e municipais. Em uma das situações, uma pessoa precisou ser conduzida ao Plantão Central da Polícia Civil, pois a mesma estava na condicional e utilizando droga em uma das praças da cidade.

“Durante a ação houve a necessidade de conduzirmos uma pessoa para Polícia Civil, porque ela estava na condicional fazendo uso drogas, e isso não é permitido. A pessoa foi apresentada na Polícia Civil para as providências cabíveis”, frisa Sargento Mesquita, secretário municipal de Segurança Pública.

“Hoje a Guarda Municipal e os órgãos do município estão aqui para orientar as pessoas em situação de rua, aqueles que utilizam drogas e que precisam de suporte necessário para que a situação deles mudem. Muitos não são daqui. Para aqueles que desejam voltar para a cidade de origem, está sendo dada a condição para que seja feito esse retorno”, destaca Willian Carvalho, comandante da Guarda Municipal de Caxias (MA).

Estão envolvidos com o trabalho: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, por meio da Coordenação do Complexo Turístico Balaiada, Procuradoria do Município, Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Juizado da Infância e Juventude, Promotoria, dentre outros órgãos.

“Algumas ações criminosas têm sido cometidas e não sabemos quem são essas pessoas. Nesse primeiro momento, a ideia é fazer essa identificação e trabalhar para que essas pessoas possam dizer quais as suas reais necessidades para que possam ser assistidas e serem ajudadas naquilo que é o trabalho da Assistência Social, para que possamos melhorar a noite da nossa cidade”, destaca Andreia Damasceno, coordenadora do CREAS.

Atualmente a maioria das pessoas em situação de rua que são assistidas no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de rua (Centro Pop), são de outras cidades ou estados. A gestão municipal, está trabalhando para que essas pessoas não fiquem pelas ruas sem qualquer objetivo, onde muitas vezes acabam levando prejuízos ao comércio local ou às residências. A ação também é preventiva e visa garantir a segurança dos caxienses.

“Nós estamos nessa Blitz envolvendo muitos segmentos. A Blitz tem o objetivo com esse trabalho de orientação e encaminhamento. Muitos provocam medo nas pessoas e alguns cometem crimes contra o comércio, para isso nós estamos tomando uma medida mais ampla, encaminhando essas pessoas que são de outras cidades para as suas cidades de origem. Já as pessoas que são de nossa cidade, nós vamos dar o devido encaminhamento, quando comprovado que não tem residência e algum familiar, esse vínculo, a gente vai encaminhar para os nossos equipamentos sociais. Hoje a gente encontra gente do Pará, Goiás, Alagoas, e a gente sabe que muitos não são daqui e vamos fazer esse trabalho permanente”, destaca Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).