Estudantes do 4° ano da escola pública municipal Paulo Marinho tiveram uma aula diferente nessa quinta-feira (10). Eles visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) Caxias, localizada no bairro Volta Redonda.

Na ETA Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de água de 60% da população caxiense, os estudantes conheceram de perto todas as etapas do processo de tratamento da água que começa na captação do rio Itapecuru até à distribuição. Um processo necessário para garantir que água esteja dentro dos critérios de potabilidade exigidos pelo Ministério de Saúde.

A visita faz parte de projeto “Meio Ambiente e Sustentabilidade”. “A turma vai apresentar o caminho que a água percorre desde o manancial até chegar nas nossas residências e então, agendamos a visita para que as crianças pudessem aprender de forma prática como que se dá esse processo”, explicou a professora, Maria do Socorro.

Para os estudantes, a visita é cheia de descobertas, como ressaltou a Alice Cattleya. “É muito interessante ver tudo isso de perto, por onde a água passa até chegar na nossa casa”.

A estudante Linda Hadassa gostou bastante da visita. “A etapa da filtração foi a mais interessante. Agora eu sei onde a água é tratada até chegar na torneira lá de casa”.

A atividade é uma oportunidade de troca de experiência entre os nossos técnicos e as novas gerações, como forma de orientar sobre o consumo consciente da água potável. De acordo com a técnica em Saneamento, Edilene Ripardo, que acompanhou o grupo, as visitas têm um grande poder de conscientização. “É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como á água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes e saem como multiplicadores da importância da água tratada para a população”.