Em Caxias, a Campanha Novembro Azul, mês de conscientização sobre a saúde do homem, foi iniciada oficialmente na manhã desta sexta-feira (11), com uma ação na Secretaria Municipal de Saúde. O evento contou com um café da manhã, além de uma palestra educativa sobre os cânceres de próstata, pênis, boca e doenças crônicas.

Erick Bezerra, coordenador municipal da Saúde do Homem, falou sobre a abertura da campanha e destacou as ações que serão realizadas durante todo mês. “O Novembro Azul oficialmente se inicia hoje na cidade Caxias, aqui na Secretaria Municipal de Saúde, pensando estrategicamente em cuidar dos nosso, pois muitas vezes fazemos as ações fora e esquecemos de cuidar dos nossos colaboradores. Posteriormente teremos ações em todas as Unidades Básicas de Saúde, nas zonas urbana e rural. O grande diferencial no Novembro Azul desse ano é que ele sai de um ponto específico, que é o câncer de próstata e se abrange para assuntos como hábitos saudáveis, câncer de boca, câncer de pênis e demais doenças, entendendo que o homem não é só a próstata”, contou.

A secretária municipal de Saúde, Mônica Gomes, fez um chamado para que os homens procurem os serviços de saúde. “Estamos rastreando câncer de próstata, intensificando os cuidados com a saúde bucal, pois também existe o câncer de boca, além de cuidados e prevenção a outras doenças. Estamos intensificando as ações esse mês e convidamos todos os homens para visitarem uma das nossas Unidades Básicas de Saúde para que possam se assegurar e prevenir doenças. A gente trabalha com saúde integrativa e temos que lembrar que o homem é o gênero que menos visita as nossas unidades”, disse.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, a deputada estadual Daniella e a deputada federal eleita, Amanda Gentil, reforçaram a importância dos homens procurarem os serviços de saúde e fazerem os exames de rotina.

“O que precisamos entender é que os cuidados não devem acontecer somente no mês de novembro, os homens precisam ter a consciência de que eles precisam estar se prevenindo sempre, fazendo os exames adequados. A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, toma a providência de chamar atenção da necessidade para os exames preventivos e com possíveis soluções para os problemas de saúde. Eu tenho certeza que a Prefeitura faz a sua parte da conscientização da população, principalmente dos homens, e agora está clara a necessidade de fazer com que esses exames possam acontecer. A gestão municipal é feita de grandes e pequenas ações, uma ação pequena pode se tornar grande quando o objetivo é comum, que é a saúde do homens e de toda população caxiense”, finalizou.