Em alusão ao Novembro Azul, a Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema), realizaram o Mutirão de Saúde do Homem nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Baixinha, Nova Caxias, Campo de Belém e na Clínica de Saúde UniFacema.

A ação contou com consultas de enfermagem, vacinação contra gripe, testes de glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, verificação de IMC, aferição de pressão arterial e orientações preventivas sobre câncer de próstata, pênis e doenças crônicas, além de café da manhã.

A enfermeira da Clínica de Saúde UniFacema, Dione Milhomem, falou sobre a ação. “Tivemos uma participação de duas equipes maravilhosas, a presença do professor Braz, coordenador do curso de enfermagem, junto com seus acadêmicos do 3º período de enfermagem, onde tivemos todos um suporte, palestras e orientações, também tivemos uma das representantes da Associação Maranhense de Apoio a Sobreviventes de Queimadura (AMASQ) em Caxias, falando sobre a importância de conduzir um paciente no ato de queimadura, pois hoje temos a prevalência maior do sexo masculino em queimaduras e acidentes domésticos. Também tivemos aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, consultas de enfermagem e medica para os homens, focando principalmente na parte do câncer de próstata e pênis, além de orientações sobre higienização masculina e Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao uso de preservativo. Foi oferecido um grande café da manhã para toda população que esteve presente”, finalizou.

A Campanha Novembro Azul segue acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias (MA), com ações de saúde e orientações sobre prevenção e diagnóstico de diversas doenças.