No mês de conscientização sobre a saúde do homem, a Campanha Novembro Azul, desenvolvida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Nesta quinta-feira (17), as atividades foram realizadas nas UBSs Bom Jesus, Piquizeiro, Povoado Baú, Volta Redonda e Vila Alecrim. Na oportunidade, as equipes ofertaram palestras e orientações sobre câncer de próstata, pênis e boca, atendimento médico e de enfermagem, testes rápidos, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia.

Márcio Trindade, enfermeiro UBS Bom Jesus, contou sobre a ação. “Nós realizamos uma atividade educativa, orientando os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e pênis. Também orientamos eles quantos aos mitos e verdade do exame da próstata, de quais as pessoas estão mais propensas a serem acometidas, sobre o exame do toque, que tem que ser feito juntamente com o PSA, além disso também orientamos os homens a procurar mais atendimento na UBS”, disse.

Paulo Carvalho, agente comunitário de saúde da UBS Vila Alecrim, falou sobre o tabu que os homens têm sobre a procura dos serviços de saúde. “Assim como a mulher, o homem também adoece. Infelizmente nós temos um tabu que queremos quebrar, de que o homem acha que é de ferro e acaba não procurando os serviços de saúde, mas nós sabemos que ele é o que mais adoece. Infelizmente pela não procura dos serviços de saúde, ele acaba morrendo mais que as mulheres por preconceito”, contou.

“A UBS é a porta de entrada para a saúde e tentamos captar cada vez mais esses homens para procurar nossos serviços. O Novembro Azul vem justamente para trazer esses homens para ter mais cuidado com sua saúde”, disse a enfermeira Carlenir Martins.

“Participar das ações do Novembro Azul que vem acontecendo nas UBSs aqui de Caxias tem sido muito gratificante, pois leva conhecimento para população masculina sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para mim, como acadêmica de enfermagem tem sido algo maravilhoso pois estou adquirindo experiência e conhecimento”, ressaltou a acadêmica, Francisca Cléssia.

O usuário, João de Jesus, falou da importância do cuidado com a saúde. “Muito importante essa palestra hoje, pois todo homem tem que se cuidar. A partir dos 45 anos, já tem que recorrer as UBSs para que possam detectar caso tenha alguma alteração”, finalizou.