Barbante, tecido, fibra da carnaúba, materiais oriundos da natureza e muita criatividade, através do artesanato caxiense na exposição Art Natal promovida pela Prefeitura de Caxias por meio das secretarias municipais de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; Políticas para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com a Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

“É bonito de ver um trabalho desenvolvido por profissionais caxienses e o nosso objetivo é valorizar ainda mais essa cultura oferecendo uma vitrine em um dos pontos comerciais mais importantes da cidade”, destacou Leonardo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Isso gera renda e fortalece essas profissionais que têm uma criatividade incrível e que realizam trabalhos primorosos. É o nosso dever dar esse apoio que não vem de hoje, a gestão do prefeito Fábio Gentil sempre apoiou essas profissionais”, pontuou Kiara Braga, secretária municipal de Políticas para as Mulheres.

A exposição Art Natal começou nessa sexta-feira (18) e segue até este domingo (20). Todos os produtos expostos a venda são confeccionados por mãos de mulheres caxienses assistidas por programas sociais ou que integram à Associação dos Artesãos de Caxias.

“Esse artesanato produzido pelo Projeto Mãos que Criam da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), é genuinamente caxiense. Então, como forma de valorizar ainda mais essas mulheres nós resolvemos criar esse espaço, sendo mais um para expor o trabalho delas e gerar renda”, acrescentou Ana Lúcia Ximenes, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

“Vai ficar exposto até domingo, e nós convidamos a população para prestigiar as decorações de natal e outros produtos. Estamos em parceria com as secretarias municipais e a partir das 18h  estaremos aqui para receber todos”, disse Jhacy Ribeiro, coordenadora do Projeto Mãos que Criam.

“As nossas peças são de artesanato sustentável, tudo aqui é feito de forma sustentável com o objetivo de impulsionar a economia criativa. A proposta do Art Natal é mostrar que o artesanato pode ser feito de várias formas“, disse Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

“Hoje de forma específica elas estão expondo produtos natalinos feitos com materiais recicláveis e lindos da natureza que não degradam o meio ambiente, são duradouros, além de proporcionar aos clientes produtos de qualidade e de uma beleza sem igual”, relatou Gentil Neto, secretário municipal adjunto de Urbanismo.

Todos os expositores continham materiais para todos os estilos e gostos, imagens de anjos e objetos que lembram o nascimento de Jesus Cristo, além de enfeites como árvore de natal e velas natalinas.

Aproveitamos tudo que chega em nossas mãos tanto os resíduos sólidos como os resíduos da natureza, pois tudo é transformado em arte, e essa é a proposta do futuro de um planeta mais saudável, respeitando o meio ambiente”, explicou Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias.