A equipe da unidade do bairro Fazendinha, composta por médico, enfermeira, fisioterapeuta, dentista, nutricionista e agente de saúde, repassaram informações sobre prevenção e cuidado com o corpo e com a mente, alimentação saudável e prática de atividade física, além de realizarem atendimento para o público masculino. As ações fazem parte da Campanha Novembro Azul.

Adilson Sousa, agente comunitário de saúde da UBS Fazendinha, destacou a importância de falar sobre a saúde do homem. “A nossa UBS preparou um momento específico para falar sobre a saúde do homem, que está voltado tanto para o autocuidado com o corpo, como também da mente. É um momento reservado só para a saúde do homem, onde nós damos essas orientações sobre alimentação saudável, atividades físicas e saúde psíquica”, disse.

A dentista da UBS Fazendinha, Alana Gabriela, falou sobre os assuntos abordados. “Sempre temos esse momento com os pacientes da área e eles interagem muito. Hoje falamos sobre a higienização adequada, estar atento aos primeiros sinais de alerta ao câncer de boca e sobre a prevenção”, conta.

“É muito bom participar e ter um conhecimento melhor. Hoje tirei dúvidas sobre o câncer de próstata e outras doenças”, ressaltou Pedro Lima, usuário do serviço.

A equipe da UBS Caldeirões desenvolveu uma ação de saúde do homem em praça pública, com objetivo de alcançar um maior público. Na atividade foram ofertados testes rápidos, aferição de pressão arterial, entrega de preservativos, atendimento médico, solicitação de exames, entrega de kit de higiene, além de orientações sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de câncer de próstata, pênis e outras doenças.

Gabriel Vieira, acadêmico de enfermagem, que contribuiu na ação, falou sobre os serviços ofertados. “Estamos fazendo orientações sobre higiene pessoal do paciente, pois Caxias é uma cidade com muita incidência do câncer de pênis e próstata. Além de orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e juntamente a isso, oferecemos os testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C. Em caso de teste positivo, fazemos o encaminhamento correto do paciente para os serviços de saúde”, explicou.

“Acho muito boa essa iniciativa, eu estou participando e quero que todos participem. Aqui fiz alguns exames, tive atendimento e recebi orientações sobre prevenção” disse Antônio Francisco, aposentado.

O coordenador da Saúde do Homem, Erick Bezerra, participou da atividade e falou da importância da campanha. “O Novembro Azul serve de alerta, tanto para nós que somos profissionais a trazer os homens para a unidade, assim como para a população masculina, para mostrar que eles precisam se cuidar”, finalizou.