Os coordenadores dos setores que compõem a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Caxias (MA) se reuniram na manhã dessa sexta-feira (18), para avaliar todo o trabalho realizado ao longo do ano de 2022 pelo órgão.

Apesar de números positivos conquistados, a exemplo do último LIRAa do ano que apontou 0,81% do Índice de Infestação Predial (valor considerado de baixo risco) e dos 94% de animais imunizados na Campanha de Vacinação Antirrábica (superior à meta preconizada pelo Ministério da Saúde), os coordenadores indicaram pontos que podem ser melhorados junto aos agentes de endemias e a estrutura necessária para desenvolver as atividades.

Como resultado da autoavaliação, um relatório será produzido e encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde para contribuir com o melhoramento da atuação da UVZ no ano de 2023.

“Nossa UVZ é referência para os municípios que temos no entorno de Caxias, e por isso fazemos anualmente essa reunião com o fim de darmos continuidade a um serviço de excelência que a sociedade merece”, destaca Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.

A UVZ é responsável por ações e serviços de vigilância das populações de animais de relevância para a saúde pública com o objetivo de identificar precocemente o risco, e assim prevenir e monitorar as zoonoses e os acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos no município de Caxias.