A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) em parceria com o Grupo Crespos e Cacheados, realizou nessa segunda-feira (21), uma oficina de técnicas de turbantes para os usuários do Centro de Convivência Trezidela. A ação alusiva ao Dia da Consciência Negra visa também gerar conhecimentos sobre a cultura, identidade e combate a discriminação.

Durante a oficina, as crianças e adolescentes presentes puderam aprender as principais técnicas de amarrações do turbante, que ocorre por meio do entrelaçado de tecidos que vai desde a cor lisa até às cores mais fortes com estampas florais, permitindo uma diversidade de modelos. A peça chega ao Brasil pelas mãos dos africanos e faz parte da cultura.

A ação faz parte do trabalho de levar conhecimentos por meio de práticas culturais, além de permitir um resgate da identidade negra, bem como combater o racismo e a desigualdade social, abordando sobre o histórico dos adereços e suas influências. A proposta é mostrar a técnica, mas também trabalhar a origem e significado dos acessórios para a cultura afro-brasileira.