A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das secretarias municipais de Políticas para as Mulheres (SMPM) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realiza um ciclo de diálogo intitulado “Homens e mulheres pelo fim da violência contra as mulheres”.

A primeira ação foi realizada nesta segunda-feira (21), como parte do cronograma oficial da Campanha 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A ação ocorreu nas dependências do Centro de Cultura e integra ações da gestão municipal da Prefeitura de Caxias e Rede de Enfrentamento e Atendimento às Mulheres vítimas de violência e tem como público alvo beneficiários de programas sociais e cadastrados no CadÚnico.

A primeira palestra contou com a participação dos profissionais do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) da SMPM. A coordenadora, Alyne Danyele; a advogada, Vânia Almada; a psicóloga, Antônia Gualberto e a assistente Carlene Gonçalves, se revezaram levando esclarecimentos a todos os assistidos.

Já a SMADS esteve representada pela equipe do CadÚnico, que tem como coordenadora Inês Torres e a secretária adjunta da SMADS, Libbya Cantanhêde, destacaram a importância da unidade de cada pessoa na prevenção à violência.

A campanha mundial das Organizações das Nações Unidas (ONU) visa dar visibilidade ao permanente combate à violência contra as mulheres. No Brasil, a mobilização 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher tem início no dia da Consciência Negra.

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020, mostra que 61,8% das vítimas de feminicídio no país são negras, sendo que só em 2020 foram registradas 1.350 mortes de mulheres negras. Do total, 74,7% tinham entre 18 e 44 anos e 81,5% foram mortas por companheiros ou ex-companheiros.