A Prefeitura de Caxias, por meio das secretarias municipais de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico; Políticas para as Mulheres e Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com a Associação dos Artesãos de Caxias (MA), realizou a 1ª edição do Art Natal. Foram três noites de exposições realizadas no Caxias Shopping que teve por objetivo visibilizar ainda mais o artesanato caxiense

A exposição que ocorreu de 18 a 20 de novembro, ajudou movimentar o ambiente do Caxias Shopping e também colaborou com a venda do artesanato caxiense que nos últimos anos tem ganhado espaço e estar presente em vários locais da cidade: Mirante da Balaiada, Feirinha da Gente, Caxias Shopping, Restaurante Popular, dentre outros locais.

Grande parte dos artesãos já são ligados à Associação dos Artesãos de Caxias, que congrega mais de 70 profissionais. Dentre as peças expostas estiveram imagens de anjos e objetos que lembram o nascimento de Jesus Cristo, além de enfeites como árvore de natal e velas natalinas.

A valorização do artesanato local mantém as tradicionais técnicas manuais e busca novas perspectivas de mercado atentos às demandas atuais. Os artesãos tiveram a oportunidade de apresentar e comercializar suas produções na exposição natalina, onde puderam oferecer diversas opções de peças personalizadas, sendo que a qualidade tem melhorado a cada dia com o aprimoramento das técnicas.

A presidente da Associação dos Artesãos de Caxias, destaca a importância da exposição, que ajudou a alavancar ainda mais o artesanato local. “A exposição foi muito boa e rendeu bons frutos para o artesanato caxiense. Foi a primeira vez que fizemos uma exposição 100% sustentável e de peças natalinas. Foi muito proveitoso, os clientes compraram e aqueles que não compraram na hora estão nos procurando pelo Instagram da Associação ou na loja do Shopping. A gente recebeu muitos elogios pelas peças e por serem feitas por caxienses. Era algo que estávamos precisando e a exposição foi muito positiva”, destaca Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias.