Nessa segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde do Homem, realizou palestra sobre Saúde do Homem para pacientes e colaboradores da Policlínica do município, em alusão a Campanha Novembro Azul.

Além das orientações também foram realizadas distribuição de preservativos e kits de higiene, vacinação contra Covid-19 e Influenza, além de teste para covid-19. A ação é resultado da parceria entre Governo do Estado do Maranhão e Prefeitura de Caxias.

Erick Bezerra, coordenador de Saúde do Homem, destacou alguns temas abordados na palestra. “Como temos falado sempre, a saúde do homem não é só o câncer de próstata, por isso cada vez mais a campanha tem se ampliado. A gente tem falado da medicina preventiva, do câncer de pênis, hábitos saudáveis, das formas de prevenção a inúmeras doenças, como a diabetes, hipertensão, além de explicar como esse homem deve chegar nas Unidades de Saúde. Também falamos sobre as especialidades que temos na rede de saúde. Nós temos chamado os homens para que eles possam se cuidar e dar atenção à saúde”, disse.

Para Luis Fernando, coordenador da Policlínica, a ação serve para alertar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde. “Hoje nós recebemos com alegria a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde do Homem, nesse momento que é enriquecer, pois tantos os homens, quanto as mulheres, que estão aqui são também multiplicadores de informação. Uma palestra educativa como essa faz com que as pessoas possam pensar sobre a importância do cuidado com a saúde, para que os homens também façam uso dos nosso equipamentos de saúde, pois se formos analisar vamos perceber que as mulheres usam muito mais os serviços de saúde, do que os homens. Quando trazemos um palestra sobre a importância da saúde do homem, a gente consegue impactar na vida deles”, ressaltou.

O lavrador, Edivaldo Sousa, participou da atividade e destacou a importância da prevenção. “Foi uma palestra muito proveitosa pois deu um alerta para as pessoas terem mais cuidado com a saúde e procurar os profissionais para se prevenir antes que a doença chegue”, finalizou.